Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6075
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_SheilaPinheiroCosta.pdf429,12 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade : implicações para aquisição da leitura
Autor(es): Costa, Sheila Pinheiro
Orientador(es): Queiroz, Elizabeth
Assunto: Distúrbio da falta de atenção com hiperatividade
Leitura
Psicopedagogia
Alfabetização
Data de apresentação: 15-Jul-2013
Data de publicação: 20-Set-2013
Referência: COSTA, Sheila Pinheiro. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade: implicações para aquisição da leitura. 2013. iv, 37 f. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O Transtorno de Déficit de Atenção/ Hiperatividade (TDAH) é um problema de saúde mental que tem três características básicas: a desatenção, a agitação (ou hiperatividade) e a impulsividade. Esse transtorno tem um grande impacto na vida da criança ou do adolescente e das pessoas com as quais convive (amigos, pais e professores), podendo levar a dificuldades emocionais, de relacionamento familiar e social, bem como a um baixo rendimento escolar. Muitas vezes é acompanhado de outros problemas de saúde mental. O objetivo deste estudo consiste em entender melhor o TDAH por meio de um trabalho psicopedagógico com um aluno de oito anos do ensino fundamental de uma escola pública, que teve seu processo de alfabetização prejudicado em função do TDAH e hoje apresenta grande dificuldade em ler. Foram realizadas cinco sessões de avaliação e seis de intervenção psicopedagógicas. O foco do trabalho direcionou-se para o entendimento do TDAH e os problemas de aprendizagem que podem estar associados, principalmente no tocante à leitura. Observou-se que embora medicado, sua atenção mantém-se comprometida e interfere diretamente no seu desempenho acadêmico. A ausência de uma abordagem mais direcionada para suas dificuldades contribui para a não evolução do quadro. Recomenda-se o acompanhamento com uma equipe multidisciplinar, a participação ativa dos pais e professores, considerando sempre o processo de mediação principalmente entre o adulto e a criança e por fim, uma metodologia se ensino diferenciada para que seu desenvolvimento cognitivo e social aconteça de forma plena.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2013.
Aparece na Coleção:Psicopedagogia Clínica e Institucional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons