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https://bdm.unb.br/handle/10483/6067
Título: | A criança com déficit intelectual e os desafios da inclusão escolar |
Autor(es): | Feitoza, Jussara Alves |
Orientador(es): | Queiroz, Elizabeth |
Assunto: | Estudantes com necessidades educativas especiais Deficientes mentais - educação Educação inclusiva Psicopedagogia |
Data de apresentação: | 10-Jul-2013 |
Data de publicação: | 18-Set-2013 |
Referência: | FEITOZA, Jussara Alves. A criança com déficit intelectual e os desafios da inclusão escolar. 2013. iv, 22 f., il. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | O acesso ao ensino escolarizado, em particular em redes regulares, aparece como uma das portas de inserção social importante, por meio da qual a garantia da alfabetização torna-se essencial. Tal condição é verdadeira para todos os tipos de deficiência, mas tem uma conotação especial para a deficiência intelectual enquanto recurso fundamental para o desenvolvimento dessa competência. Nesse contexto, é necessário, portanto, compreender o que caracteriza a deficiência intelectual para identificar as formas mais adequadas de estímulos aos alunos que a possuem, em prol de uma aprendizagem da alfabetização de forma significativa, vinculada às funções sociais cumpridas pela linguagem verbal em nosso cotidiano. O presente trabalho apresenta o estudo de caso de uma criança com sete anos e dez meses, do sexo masculino, cursando o 3º ano (2ª série) do ensino fundamental em uma turma reduzida com 17 alunos em escola pública do Distrito Federal. Tem diagnóstico de ataxia congênita não progressiva, associada a comportamento cognitivo leve a moderado. Foi acompanhado ao longo de quatro sessões de avaliação e sete de intervenção psicopedagógica. Observou-se evolução em relação a sua capacidade de expressão gráfica, leitura e coordenação motora. Tal resultado trouxe a constatação de que o diagnóstico não deve representar um obstáculo ao processo de ensino-aprendizagem. O professor não deve considerar o laudo de deficiência intelectual como uma condição de incapacidade de aprendizagem, colocando a culpa da não aprendizagem do seu educando na deficiência. Deve-se atender às especificidades de cada pessoa e não esquecer de que as atividades significativas beneficiam todas as crianças. Assim, as pessoas com deficiência de ordem cognitiva podem ter acesso aos mesmos conteúdos das crianças sem deficiência. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2013. |
Aparece na Coleção: | Psicopedagogia Clínica e Institucional
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