Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/6066
Título: | Aterosclerose : uma proposta de abordagem para o ensino de química |
Autor(es): | Lopes, Sara Cristine Sardinha |
Orientador(es): | Murta, Maria Márcia |
Coorientador(es): | Santos, Maria Lucília dos |
Assunto: | Química - estudo e ensino Stress oxidativo Aterosclerose |
Data de apresentação: | 24-Jul-2013 |
Data de publicação: | 18-Set-2013 |
Referência: | LOPES, Sara Cristine Sardinha. Aterosclerose: uma proposta de abordagem para o ensino de química. 2013. vii, 52 f., il. Monografia (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | Diante da preocupação mundial com os problemas cardiovasculares, o tema apresentado sobre aterosclerose tem caráter interdisciplinar e o enfoque CTS permite a interação entre o conhecimento científico e a realidade vivenciada, dando ao público alvo (alunos) motivos suficientes para preocuparem-se com o assunto e decidirem qual postura vão adotar. Conceitos químicos e biológicos serão mostrados, através de uma cartilha explicativa, com a intenção de direcioná-los para as principais causas da aterosclerose que está associada a uma dieta com quantidades calóricas acima das necessidades; estimulando-os para o consumo de alimentos adequados, por exemplo, como substâncias antioxidantes e alimentos sem ácidos graxos trans, e o despertar para a prática de atividade física, possibilitando atuarem como cidadãos conscientes e capazes de contribuir na perspectiva de redução dos fatores de riscos das doenças cardiovasculares. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2013. |
Aparece na Coleção: | Química
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons