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https://bdm.unb.br/handle/10483/6062
Título: | Transtorno de déficit de atenção em adolescentes |
Autor(es): | Pereira, Carolina Soares Pietrani |
Orientador(es): | Queiroz, Elizabeth |
Assunto: | Psicopatologia do adolescente Psicopedagogia Distúrbios de déficit de atenção com hiperatividade em adolescentes |
Data de apresentação: | 8-Jul-2013 |
Data de publicação: | 17-Set-2013 |
Referência: | PEREIRA, Carolina Soares Pietrani. Transtorno de déficit de atenção em adolescentes. 2013. 29 f. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | O Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) caracteriza-se por sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. O objetivo desse trabalho de intervenção psicopedagógica foi acompanhar um jovem de 18 anos com histórico de baixo rendimento escolar e de repetência. Ao longo de dois meses, foram realizadas três sessões de avaliação, além de entrevistas com a mãe e análise do material escolar. Cada sessão teve a duração de quarenta minutos e foi realizada na residência do sujeito. Na última sessão de avaliação foi aplicado o instrumento SNAP-IV, na qual foi evidenciado o TDAH do tipo desatento. Após esse resultado, foram realizadas nove sessões de intervenção com o objetivo de minimizar a complexidade do déficit de atenção na vida do jovem, além disso, foi possível propor estratégias para minimizar os impactos do TDAH na vida de um adolescente. A principal estratégia utilizada com o adolescente foi o uso da agenda para planejar as atividades escolares e pessoais, além disso, foi proposto que o jovem utilizasse o lembrete do celular para não esquecer de consultar a agenda. Ao término das sessões notou-se que o jovem incorporou o uso da agenda para planejar e consultar suas atividades. Ressalta-se a importância de tal estratégia para sua autonomia e acompanhamento das atividades acadêmicas. Como a família mudou-se para outra cidade, a mãe foi orientada que buscasse acompanhamento com um neurologista para o jovem, a fim de uma avaliação mais criteriosa sobre a condição identificada. Há indicação de continuação do acompanhamento psicopedagógico. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2013. |
Aparece na Coleção: | Psicopedagogia Clínica e Institucional
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