Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6062
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_CarolinaSoaresPietraniPereira.pdf187,35 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Transtorno de déficit de atenção em adolescentes
Autor(es): Pereira, Carolina Soares Pietrani
Orientador(es): Queiroz, Elizabeth
Assunto: Psicopatologia do adolescente
Psicopedagogia
Distúrbios de déficit de atenção com hiperatividade em adolescentes
Data de apresentação: 8-Jul-2013
Data de publicação: 17-Set-2013
Referência: PEREIRA, Carolina Soares Pietrani. Transtorno de déficit de atenção em adolescentes. 2013. 29 f. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) caracteriza-se por sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. O objetivo desse trabalho de intervenção psicopedagógica foi acompanhar um jovem de 18 anos com histórico de baixo rendimento escolar e de repetência. Ao longo de dois meses, foram realizadas três sessões de avaliação, além de entrevistas com a mãe e análise do material escolar. Cada sessão teve a duração de quarenta minutos e foi realizada na residência do sujeito. Na última sessão de avaliação foi aplicado o instrumento SNAP-IV, na qual foi evidenciado o TDAH do tipo desatento. Após esse resultado, foram realizadas nove sessões de intervenção com o objetivo de minimizar a complexidade do déficit de atenção na vida do jovem, além disso, foi possível propor estratégias para minimizar os impactos do TDAH na vida de um adolescente. A principal estratégia utilizada com o adolescente foi o uso da agenda para planejar as atividades escolares e pessoais, além disso, foi proposto que o jovem utilizasse o lembrete do celular para não esquecer de consultar a agenda. Ao término das sessões notou-se que o jovem incorporou o uso da agenda para planejar e consultar suas atividades. Ressalta-se a importância de tal estratégia para sua autonomia e acompanhamento das atividades acadêmicas. Como a família mudou-se para outra cidade, a mãe foi orientada que buscasse acompanhamento com um neurologista para o jovem, a fim de uma avaliação mais criteriosa sobre a condição identificada. Há indicação de continuação do acompanhamento psicopedagógico.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2013.
Aparece na Coleção:Psicopedagogia Clínica e Institucional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons