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Título: Avaliação do sistema de pára-raios de Brasília : a cidade como laboratório
Autor(es): Maranhão, Ruth Cavalcante
Orientador(es): Paz, Ana América Magalhães Ávila
Coorientador(es): Kotz, Deliene Lopes Leite
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : Distrito Federal : Física
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Física - estudo e ensino
Pára-raios
Data de apresentação: Jul-2010
Data de publicação: 17-Set-2013
Referência: MARANHÃO, Ruth Cavalcante. Avaliação do sistema de pára-raios de Brasília: a cidade como laboratório. 2010. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010.
Resumo: O presente Projeto de Intervenção Local propõe-se a desenvolver um programa de ensino de física dirigido a estudantes do Ensino Médio da EJA, que utilize a cidade como laboratório, para a avaliação dos pára-raios na perspectiva das propostas curriculares para o ensino de ciência, tecnologia e sociedade (CTS), que possuem como principal meta preparar o aluno para o exercício da cidadania. Um levantamento na amostra escolhida para a Inspeção, feito por meio de questionários aplicados aos síndicos de 165 dos 298 prédios da SQS 402 à SQS 416, mostrou que em 78% dos edifícios os pára-raios estão sem manutenção há mais de dois anos, 85% não foram fiscalizados pelos órgãos competentes do Governo do DF, em 5% os pára-raios não têm fio-terra, e 15% deles possuem pára-raios com captores radioativos instalados sobre as caixas d’água dos blocos residenciais. Esses captores apresentam, quase em sua totalidade, graves indícios de corrosão mecânica, e estão, portanto, sujeitos a quedas e vazamento do material radioativo. Os achados do presente estudo sugerem que a falta de informação dos usuários quanto à necessidade de manutenção dos pára–raios e a ausência do Poder Público na fiscalização desse equipamento podem colocar em risco a saúde e a vida dos moradores.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.07.TCC.6053
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