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dc.contributor.advisorLopes, Ruth Gonçalves de Faria-
dc.contributor.authorAguiar, Ivan Pontes-
dc.identifier.citationAGUIAR, Ivan Pontes. O conhecimento científico como instrumento de emancipação e promoção na EJA. 2010. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010.en
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010.en
dc.description.abstractOs verdadeiros frutos do conhecimento científico não foram democratizados e não são reconhecidos pelos segmentos mais desfavorecidos da sociedade. Às vezes, tais progressos são confundidos com dádivas [como coisas que caem do céu] e os professores, na condição de caixa ressonante de cidadania, devem trazê-los, com todas as ferramentas possíveis, para o leito do conhecimento e da edificação social tendo em vista que a escola contribui relevantemente no cenário da construção e transformação coletiva. A história da apropriação desse conhecimento; os debates de filmes, livros e temas atuais que podem ser trazidos para o meio escolar; as demonstrações científicas e culturais, as implicações sociais, filosóficas e religiosas desta apropriação, além de uma abordagem mais denotativa das palavras: evidência, objetividade e verdade (ainda que provisória) no contexto científico que podem e devem ser discutidas no ambiente da EJA. Esta é a proposta do presente Projeto de Intervenção Local – PIL. O aluno de EJA, geralmente oprimido por uma barreira ideológica anseia pela conscientização que é o primeiro passo para a cidadania plena. Oxalá tenhamos vida e saúde para ver ainda muitos avanços e conquistas em favor das diversidades.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)en
dc.subject.keywordConhecimento científicoen
dc.subject.keywordDemocratização da educaçãoen
dc.titleO conhecimento científico como instrumento de emancipação e promoção na EJAen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2013-09-17T12:05:29Z-
dc.date.available2013-09-17T12:05:29Z-
dc.date.issued2013-09-17T12:05:29Z-
dc.date.submitted2010-07-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/6050-
dc.language.isoPortuguêsen
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dc.contributor.advisorcoSantos, Cléssia Mara-
dc.themeEducação de Jovens e Adultos (EJA) : Distrito Federal : Cidadania-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2010.07.TCC.6050pt_BR
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