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Título: O conhecimento científico como instrumento de emancipação e promoção na EJA
Autor(es): Aguiar, Ivan Pontes
Orientador(es): Lopes, Ruth Gonçalves de Faria
Coorientador(es): Santos, Cléssia Mara
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : Distrito Federal : Cidadania
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Conhecimento científico
Democratização da educação
Data de apresentação: Jul-2010
Data de publicação: 17-Set-2013
Referência: AGUIAR, Ivan Pontes. O conhecimento científico como instrumento de emancipação e promoção na EJA. 2010. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010.
Resumo: Os verdadeiros frutos do conhecimento científico não foram democratizados e não são reconhecidos pelos segmentos mais desfavorecidos da sociedade. Às vezes, tais progressos são confundidos com dádivas [como coisas que caem do céu] e os professores, na condição de caixa ressonante de cidadania, devem trazê-los, com todas as ferramentas possíveis, para o leito do conhecimento e da edificação social tendo em vista que a escola contribui relevantemente no cenário da construção e transformação coletiva. A história da apropriação desse conhecimento; os debates de filmes, livros e temas atuais que podem ser trazidos para o meio escolar; as demonstrações científicas e culturais, as implicações sociais, filosóficas e religiosas desta apropriação, além de uma abordagem mais denotativa das palavras: evidência, objetividade e verdade (ainda que provisória) no contexto científico que podem e devem ser discutidas no ambiente da EJA. Esta é a proposta do presente Projeto de Intervenção Local – PIL. O aluno de EJA, geralmente oprimido por uma barreira ideológica anseia pela conscientização que é o primeiro passo para a cidadania plena. Oxalá tenhamos vida e saúde para ver ainda muitos avanços e conquistas em favor das diversidades.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.07.TCC.6050
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