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dc.contributor.advisorAires, Carmenísia Jacobina-
dc.contributor.authorOliveira, Mariza Bueno de-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Mariza Bueno de. Combate à discrimição e à violência contra afrodescendentes no ambiente escolar de educação de jovens e adultos. 2010. 27 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010.en
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010.en
dc.description.abstractO Brasil, no período de colonização, adotou o escravismo como forma de mão-de-obra trabalhadora. Milhares de africanos vieram para esse país contra a própria vontade, deixando suas casas e raízes culturais e foram obrigados a assimilar uma cultura diferente, que os subjugava social e economicamente. Séculos se passaram, os escravos foram libertos, a mão-de-obra brasileira tornou-se proletariada, mas a marginalização de outrora contra o afrodescendente, persiste; não a mesma de antes, agora velada. Isso, mesmo em face de inúmeras tentativas sociais e governamentais no século XIX e XX, a fim de promover o respeito aos direitos humanos independente da cor da pele, condição social ou gênero. Tal discriminação é ainda maior contra aqueles jovens e adultos habitantes de regiões com grande disparidade econômica, como o Distrito Federal e Entorno. E, infelizmente, a escola muitas vezes é uma propagadora desse preconceito à medida que não integra a cultura africana como parte da gênese da cultura brasileira, embora essa integração seja curricularmente obrigatória no ensino básico brasileiro desde 2003, conforme a Lei Nº 10.693. O preconceito racial advém de um histórico de marginalização secular e entende-se no Brasil que a inserção de elementos culturais no ensino pode promover além de conhecimento acerca da história do Brasil, o respeito à diversidade étnico-cultural existente no país. No entanto, não é o que acontece na prática em muitas escolas. A Escola Municipal Nova Friburgo, apesar de ter projetos de incentivo ao respeito à diversidade, ainda está longe de alcançar a sua potencialidade máxima de promoção do conhecimento e de libertadora das amarras culturais alienadoras que impedem o exercício pleno da igualdade de direito entre os povos. Para isso, a escola deve procurar desenvolver, por meio de práticas pedagógicas inovadoras, a construção de um conhecimento capaz de formar cidadãos conscientes e críticos quanto à própria realidade, de reconhecer a origem da discriminação racial existente na sociedade, e de lutar contra ela rompendo as barreiras do preconceito. Para que assim, todos juntos formem uma sociedade mais justa e equiparável, social e economicamente. A promoção do respeito ao próximo por meio do conhecimento libertador, desalienador, aquele capaz de superar preconceitos e prerrogativas; que deve ser alcançado a partir de trabalhos sócio-participativos envolvendo alunos, professores e comunidade é o maior anseio do presente trabalho, que será realizado nessa escola que enfrenta diariamente as conseqüências do preconceito racial.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)en
dc.subject.keywordDiscriminação racialen
dc.subject.keywordNegros - educaçãoen
dc.subject.keywordRacismoen
dc.titleCombate à discrimição e à violência contra afrodescendentes no ambiente escolar de educação de jovens e adultosen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2013-09-16T12:26:45Z-
dc.date.available2013-09-16T12:26:45Z-
dc.date.issued2013-09-16T12:26:45Z-
dc.date.submitted2010-07-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/6033-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.-
dc.contributor.advisorcoSilva, Alexandra Pereira da-
dc.themeEducação de Jovens e Adultos (EJA) : Distrito Federal : Etnico-raciais-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2010.07.TCC.6033pt_BR
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