Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/6023
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_MariadeLurdesSantos_MarthaEmiliaOCastro.pdf686,87 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação a distância em EJA : uma estratégia de permanência e conclusão do ensino médio
Autor(es): Santos, Maria de Lurdes Francisca dos
Castro, Martha Emília de Oliveira e
Orientador(es): Angelim, Maria Luiza Pereira
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : Distrito Federal : Educação à distância
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Educação à distância
Ensino médio
Evasão escolar
Data de apresentação: Jul-2010
Data de publicação: 13-Set-2013
Referência: SANTOS, Maria de Lurdes Francisca dos; CASTRO, Martha Emília de Oliveira e. Educação a distância em EJA: uma estratégia de permanência e conclusão do ensino médio. 2010. 34 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010.
Resumo: No Distrito Federal a Educação de Jovens e Adultos (EJA) é oferecida a todo cidadão que queira concluir o ensino fundamental e/ou médio em um período mais curto do que o convencional. Contudo o ingresso desses alunos nessa modalidade de ensino não tem garantido a conclusão no prazo estimado. No início do semestre as salas estão cheias de educandos, mas no decorrer do tempo vão esvaziando. Este fenômeno, caracterizado como evasão escolar, atinge todo o Brasil. No Distrito Federal o índice de evasão é de 32%, conforme dados do IBGE de 2009. Assim como ocorre em todo o DF, a evasão escolar também acontece no Centro Educacional 07 de Ceilândia - DF, com índice de 46% em 2009, em virtude dos alunos serem trabalhadores/as e/ou donos/as de casa, enfrentando dupla jornada de trabalho e, ainda, por não conseguirem conciliar o horário do trabalho com o da escola. Desta forma, procurando soluções para conter a evasão na EJA – Ensino Médio, propomos, como Política Pública a Educação a Distância para esta modalidade a ser implementada, de forma experimental no CED 07 de Ceilândia do Distrito Federal, por entendermos que esta forma de ensino é a mais adequada para atender à demanda de estudantes que buscam a escolarização e não conseguem conciliar seus afazeres com as necessidades escolares. Como proposta de implementação do sistema à distância para a educação de jovens e adultos, tomamos a Resolução Nº 3, de 15 de junho de 2010 do Conselho Nacional Educação / Câmara de Educação Básica, como parâmetro para a execução deste projeto que institui as Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Pretende-se a execução do projeto no decorrer do semestre letivo de 2010 e terá como desafio a conquista de parceiros que somem esforços para a sua realização e implementação, como a Escola de Aperfeiçoamento de Professores (EAPE), o Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) e a Universidade de Brasília.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010.
Licença: Item depositado a partir de autorização concedida pelo autor à Faculdade de Educação.
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.