Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6022
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_FatimaCampos_PauloSilva_SilviaCarvalho_TaniaSantos.pdf99,51 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação sexual na EJA
Autor(es): Campos, Fatima
Silva, Paulo Henrique Balduino
Carvalho, Silvia Helena da Silva Cabral
Santos, Tania Regina Cruz
Orientador(es): Aires, Carmenísia Jacobina
Coorientador(es): Silva, Alexandra Pereira da
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : Distrito Federal : Educação sexual
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Educação sexual
Doenças sexualmente transmissíveis
Sexualidade
Data de apresentação: Jul-2010
Data de publicação: 13-Set-2013
Referência: CAMPOS, Fatima et al. Educação sexual na EJA. 2010. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010.
Resumo: Atualmente, a escola tem sido apontada como um importante espaço para veicular informação sobre formas de evitar a gravidez indesejada e de se proteger de doenças sexualmente transmissíveis (DST) e AIDS. Nos últimos anos, a sexualidade adolescente adquiriu uma dimensão de problema social. Mais que um problema moral, ela é vista como um problema de saúde pública, e a escola desponta como um local privilegiado de implementação de políticas públicas que promovam a saúde de crianças e adolescentes. Exemplo da intenção de inserir este assunto no âmbito escolar é sua transformação em um elemento curricular: nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a orientação sexual é um tema transversal. De acordo com os Parâmetros, os temas transversais abordam problemas fundamentais e urgentes da vida social, sendo que o tema educação sexual foi criado em virtude do crescimento de casos de gravidez indesejada entre adolescentes e de riscos da contaminação pelo HIV. Cabe, portanto, à escola e não mais apenas à família, desenvolver uma ação crítica, reflexiva e educativa que promova a saúde das crianças e dos adolescentes (BRASIL, 1998). Assim, a escola, passa a ser pensada como um dispositivo político privilegiado de intervenção, buscando expandir o impacto sobre a população através do controle da sexualidade adolescente. O Projeto de Intervenção Local é Educação Sexual na EJA voltado para a promoção da cidadania saudável propondo a redução da vulnerabilidade da comunidade escolar em relação à gravidez e DST/ AIDS.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.07.TCC.6022
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.