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Título: Jovem/adulto trabalhador e/ou empreendedor na EJA
Autor(es): Coelho, Maria Veras
Pinto, Ieda Soares
Brígida, Auricéia C. do Nascimento
Orientador(es): Vieira, Maria Clarisse
Coorientador(es): Braga, Marco Aurélio
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : Distrito Federal : Educação Profissional e Tecnológica
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Formação profissional
Trabalhadores
Empreendedorismo
Data de apresentação: Jul-2010
Data de publicação: 13-Set-2013
Referência: COELHO, Maria Veras; PINTO, Ieda Soares; BRÍGIDA, Auricéia C. do Nascimento. Jovem/adulto trabalhador e/ou empreendedor na EJA. 2010. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010.
Resumo: Este trabalho se refere a um projeto de intervenção local, que tem como objeto de estudo a implementação da modalidade Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola da secretaria de educação do Distrito Federal. Objetiva–se nesse projeto, criar uma articulação entre formação para o trabalho e a elevação de escolaridade, bem como refletir sobre as condições de implementação do curso, a partir da realidade da política educacional na cidade de Ceilândia. Em função disso, o referencial é baseado nas formulações teorias de Marx e de outros teóricos tais como Gramsci, Manacorda, Pistrak, Freire, para os quais a categoria trabalho é o alicerce para pensar a educação. Optou–se pela pesquisa qualitativa feita por meio de estudo de caso, utilizando–se das ferramentas metodológicas: questionário, entrevistas, redações e análise documental/territorial. Ao presente projeto interessa discutir acerca das primeiras análises sobre os documentos oficiais, identificando e traçando os princípios elencados pelos gestores públicos e a trajetória percorrida pela referida cidade no que se refere ao atendimento do direito à educação das pessoas jovens e adultas. Acreditamos que há uma grande contribuição dessa experiência para o campo da EJA e da Educação Profissional no âmbito de consolidação de uma política educacional com vista a torna–se, realmente, política de estado.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.07.TCC.6017
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