Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6016
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AlexCanutoDeMelo.pdf239,12 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Memórias candangas : representações de outras Brasílias na literatura de cordel
Autor(es): Melo, Alex Canuto de
Orientador(es): Dalcastagnè, Regina
Assunto: Literatura de cordel brasileira
Brasília (DF) - história
Data de apresentação: Jul-2013
Data de publicação: 12-Set-2013
Referência: MELO, Alex Canuto de. Memórias candangas: representações de outras Brasílias na literatura de cordel. 2013. [53] f. Monografia (Licenciatura em Letras Português e Respectivas Literaturas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho constitui uma discussão em torno de certas lacunas existentes tanto no que diz respeito à historiografia de algumas das primeiras cidades candangas – Núcleo Bandeirante, Ceilândia – em sua relação com Brasília, quanto ao lugar marginal ocupado pelo cordel no campo literário brasileiro. Para tal, essa pesquisa reúne folhetos de cordéis escritos pelos próprios candangos, os paus-de-arara que, seduzidos pelas campanhas da construção da Nova Capital, atravessaram o Nordeste e empreenderam uma viagem rumo ao Planalto Central em busca de uma vida melhor. Nos cordéis selecionados para essa pesquisa, acabamos por desvelar uma história que se contrapõe à história oficial de Brasília, uma história construída a partir da memória dos candangos, dos peões de obra, dos favelados. Em um dos folhetos nos deparamos com o testemunho e o registro do cotidiano a partir do olhar de um dos trabalhadores da construção de Brasília; em outros folhetos de cordel, encontramos o registro do surgimento do complexo de favelas em torno da antiga Cidade Livre (hoje Núcleo Bandeirante) e o registro das Campanhas de Erradicação de Invasões, que deram origem à Ceilândia.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária, Monografia de Graduação, 2013.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons