Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/6010
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_MariaBernadeteFacanhaBarros.pdf617,8 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A ação prática pedagógica dos professores de educação física em três escolas do município de Porto Velho
Autor(es): Barros, Maria Bernadete Façanha
Orientador(es): Fonseca, Sandro Marcelo da
Assunto: Prática de ensino - educação física
Educação física (Ensino fundamental)
Professores de educação física
Data de apresentação: 7-Jul-2013
Data de publicação: 12-Set-2013
Referência: BARROS, Maria Bernadete Façanha. A ação prática pedagógica dos professores de educação física em três escolas do município de Porto Velho. 2013. viii, 41 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Porto Velho-RO, 2013.
Resumo: Esta é uma pesquisa investigativa sobre a prática pedagógica dos professores de Educação Física, desenvolvida em três escolas do município de Porto Velho. O foco central da pesquisa é a prática pedagógica do professor de Educação Física com alunos do 5º ano do ensino fundamental I e a participação dos alunos nas aulas, sendo assim um estudo sobre Educação Física e Escola. Para organizar as ideias aborda os seguintes pontos: um breve histórico da Educação Física Escolar, a formação do profissional da Educação Física, o papel da Educação Física Escolar, o planejamento na Educação Física, os conteúdos da Educação Física Escolar e a didática de ensino da Educação Física. Na primeira etapa da pesquisa, de acordo com os referenciais teóricos, onde se toma como principais referências as ideias de Suraya Cristina DARIDO e Elenor KUNZ, foram identificadas áreas de investigação procurando abranger uma parte dos aspectos da Educação Física considerada relevantes. Na segunda etapa, através de uma abordagem quantitativa e qualitativa, por meio de questionários respondidos por professores e alunos, e relatórios de observações das aulas foram obtidos dados que indicaram pontos que poderiam caracterizar eventuais problemas na prática dos professores: a falta de material pedagógico e espaços adequados, o planejamento das aulas, a esportividade da disciplina e o conhecimento de didática dos professores. Na terceira etapa, a partir de uma análise foram aprofundadas as questões problemas anteriormente definidas. A pesquisa evidencia a importância do planejamento do professor em conjunto com os demais profissionais da escola, uma valorização da disciplina de Educação Física nas escolas, e um aperfeiçoamento no conhecimento do professor sobre didática de ensino. Em tal cenário, a contribuição principal desta pesquisa refere-se à indicação dos problemas com a disciplina de Educação Física e sugerir procedimentos que busquem a valorização da disciplina para contribuir para o desenvolvimento do comportamento humano no sentido de cooperar com a aprendizagem, a reflexão e a formação de um ser humano integral. _________________________________________________________________________ ABSTRACT
This is an investigative research on the pedagogical practices of teachers of Physical Education, developed at three schools in the city of Porto Velho. The central focus of the research is the practice of teaching physical education teacher with students in the 5th year of elementary school and participation of students in class, so a study of Physical Education and School. To organize the ideas addresses the following points: a brief history of physical education, professional training of physical education, the role of physical education, planning in Physical Education, the contents of physical education and didactic teaching of Education Physics. In the first stage of the research, according to the theoretical framework, which takes as its main references for the ideas Suraya Cristina Darido and Elenor KUNZ areas were identified research aims to address some of the aspects of Physical Education considered relevant. In the second step, through a quantitative and qualitative approach, through questionnaires answered by teachers and students, and class observation reports were obtained data that indicated the points could represent any problems in the practice of teachers: the lack of educational materials and appropriate spaces, planning lessons, sportsmanship and knowledge of the discipline of teaching teachers. In the third stage, from a thorough analysis of the issues were previously defined problems. The research highlights the importance of teacher planning in conjunction with other school professionals, an appreciation of the discipline of physical education in schools, and an improvement in teacher knowledge about didactic teaching. In such a scenario, the contribution of this research refers to the indication of problems with the discipline of Physical Education and suggest procedures that seek appreciation of the discipline to contribute to the development of human behavior to cooperate with the learning, reflection and forming a human being complete.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física, Universidade Aberta do Brasil – Polo Porto Velho – RO, 2013. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons