Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6003
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_LorenaLima_MilenaLima.pdf402,26 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Mídias na EJA do Paranoá : desafios e avanços na mediação
Autor(es): Lima, Lorena Machado de
Lima, Milena Machado de
Orientador(es): Reis, Renato Hilário dos
Coorientador(es): Oliveira, Leila Maria de Jesus
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : Distrito Federal : Mídias
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Ensino - meios auxiliares
Cidadania
Inovações educacionais
Data de apresentação: Jul-2010
Data de publicação: 12-Set-2013
Referência: LIMA, Lorena Machado de; LIMA, Milena Machado de. Mídias na EJA do Paranoá: desafios e avanços na mediação. 2010. 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010.
Resumo: O tema selecionado para o desenvolvimento deste Projeto de Intervenção Local, intitulado “Mídias na EJA do Paranoá: Desafios e Avanços na Mediação”, busca investigar, refletir e intervir sobre as mídias na EJA e a sua interferência na mediação do ensino. Assim, Prata (2002) comenta que a integração das tecnologias tais como TV, vídeo, computadores e internet no processo educacional, pode promover mudanças bastante significativas na organização e no cotidiano da escola se considerarmos os diversos recursos que estas tecnologias nos oferecem. Este PIL tem por objetivo propiciar aos educadores da Educação de Jovens e Adultos uma visão da importância de mediar os conhecimentos dos educandos, por meio do uso das diversas mídias disponíveis no ambiente escolar, e, também, da reflexão crítica sobre o uso dessas ferramentas para desenvolver competências e habilidades que favoreçam o exercício da cidadania. A metodologia adotada para o PIL é a qualitativa por meio da pesquisa ação. O cenário da pesquisa é uma instituição pública de ensino do Distrito Federal, o CEF1 do Paranoá, que trabalha com a EJA. Participam como sujeitos da pesquisa a direção e professores do 1º Segmento da EJA, os alunos da 1ª e 2ª Série etapas da EJA (de fevereiro a julho de 2010) e os alunos da 3ª e 4ª Série etapas da EJA (de agosto a dezembro de 2010). Os instrumentos escolhidos para a elucidação do objeto da pesquisa são análise documental e bibliográfica, entrevista semi-estruturada, questionário com questões fechadas e observação participante no cotidiano da sala de aula. Os resultados parciais do PIL apontaram para quatro categorias de análise: EJA, Cidadania, Mediação e Mídias. Essas categorias foram escolhidas após a análise de conteúdos evidenciados na aplicação dos instrumentos. A conclusão parcial, após os resultados investigados ressalta que a mediação, por meio do uso das mídias e a reflexão sobre o uso dessas ferramentas no cotidiano do educando, tem papel decisivo no processo ensino-aprendizagem tendo como conseqüências os desafios e os avanços na construção do conhecimento do educando para a cidadania. Este diagnóstico se deve a outros fatores que interferem na aprendizagem tais como afetividade, recursos midiáticos contextualizados, aulas diferenciadas, inserção das mídias no PPP da escola, metodologia adequada aos jovens e adultos por meio de um currículo multidisciplinar, interdisciplinar e transversal, refletindo sobre a prática pedagógica do professor. A visão crítica da educação atual nos mostra, claramente, que é preciso criar Comunidades de Trabalho/Aprendizagem em Rede na Diversidade (CTARD) para desenvolver a pedagogia da autonomia na EJA e, também, proporcionar a formação continuada dos professores da EJA, com ênfase em mídias, para aprimorar seus conhecimentos, refletir sobre a sua prática pedagógica e desenvolver habilidades e competências dos educandos para o exercício da cidadania.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.07.TCC.6003
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.