Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6002
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_JulianaMaraCorreaDeSouza.pdf400,64 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A evasão escolar : uma proposta de implementação de mecanismos internos de intervenção no Centro Educacional 02 de Planaltina-DF
Autor(es): Souza, Juliana Mara Corrêa de
Orientador(es): Lopes, Ruth Gonçalves de Faria
Coorientador(es): Santos, Cléssia Mara
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : Distrito Federal : Evasão
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Evasão escolar
Autoestima - estudantes
Data de apresentação: Jul-2010
Data de publicação: 12-Set-2013
Referência: SOUZA, Juliana Mara Corrêa de. A evasão escolar: uma proposta de implementação de mecanismos internos de intervenção no Centro Educacional 02 de Planaltina-DF. 2010. 23 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Planaltina-DF, 2010.
Resumo: Este projeto de intervenção local pretende propor mecanismos de combate a evasão escolar na modalidade do EJA, especialmente, no Centro Educacional 02 de Planaltina-DF. Sabemos que a evasão escolar é um fenômeno que ocorre em várias esferas da educação nacional, só que sua freqüência é mais elevada na modalidade do EJA. Os motivos que levam os alunos evadirem são diversos, segundo AZEVEDO (2009) podemos classificar em motivos externos e internos. Os motivos externos podem destacar a longa jornada de trabalho, problemas financeiros, a violência urbana e dificuldade de locomoção. Já nos motivos internos encontramos a falta de recursos escolares, a má formação dos professores e auto-estima dos estudantes. Assim, na tentativa de criar mecanismo para sanar essas motivações que se debruça esse trabalho.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.07.TCC.6002
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.