Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/5998
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_KatiaOliveiraRamos.pdf168,15 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Analfabetismo funcional na educação de jovens e adultos
Autor(es): Ramos, Kátia Oliveira
Orientador(es): Reis, Renato Hilário dos
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : Distrito Federal : Alfabetização
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Alfabetização
Leitura
Aprendizagem
Data de apresentação: Jul-2010
Data de publicação: 11-Set-2013
Referência: RAMOS, Kátia Oliveira. Analfabetismo funcional na educação de jovens e adultos. 2010. [17] f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010.
Resumo: A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade composta de sujeitos trabalhadores que descendem de uma grande mistura de cultura e etnia, tendo uma formação multicultural advinda da colonização ocorrida no Brasil. Ao se trabalhar em sala de aula com esses sujeitos, não se pode esquecer, nem deixar de lado a história de vida vivenciada por eles seja através da cultura local ou da orientação de conhecimentos e educação que receberam. Contudo, apresentam dificuldades na aprendizagem, não conseguindo interpretar e refletir criticamente sobre temas trabalhados pelos educadores. Estes por sua vez, deverão considerar que o sentido de aprender dos educandos na satisfação do encontro de suas necessidades e expectativas que foram construindo ao longo da vida, a partir do contexto de sua cultura, atribuindo assim, sentido ao conhecimento adquirido. Por ser uma modalidade de ensino que visa oferecer oportunidade de estudo às pessoas que não tiveram acesso ao ensino regular e, que leva em consideração a história de vida desses sujeitos e trabalhadores, a EJA não pode ser depositária de educandos com os quais a escola não consegue lidar. Os educadores deverão construir uma rede de saberes coletivos, em que os conteúdos a serem trabalhados favoreçam o aprimoramento, o aprofundamento do aprendizado desses sujeitos jovens e adultos, seja em relação à língua, à matemática, à história, à arte, etc. Assim, este Projeto de Intervenção Local tem por objetivo subsidiar as aulas dos educadores no CEF 01 do Paranoá para auxilio a leitura e interpretações críticas de temas abordados em sala de aula no 2º segmento da EJA, contribuindo para minimizar as dificuldades apresentadas na leitura e escrita, ou seja, o analfabetismo funcional desses sujeitos que integram a Educação de Jovens e adultos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010.
Coorientador(es): Oliveira, Leila Maria de Jesus
Licença: Item depositado a partir de autorização concedida pelo autor à Faculdade de Educação.
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.