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2010_IveteEliasTarrafJemaiel.pdf1,53 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorRego, Elizabeth Danziato-
dc.contributor.authorJemaiel, Ivete Elias Tarraf-
dc.identifier.citationJEMAIEL, Ivete Elias Tarraf. Educação ambiental: farmácia verde: reciclagem e compostagem do lixo na EJA. 2010. 30 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010.en
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010.en
dc.description.abstractNa conferência nacional infanto-juvenil pelo meio ambiente a “carta jovens cuidando do brasil - deliberações da conferência infanto-juvenil”, afirma a importância da implementação da agenda 21 na escola com a participação dos diversos setores da sociedade, especialmente escola e comunidade, como parceiros na superação dos desafios socioambientais locais. A carta ainda sugere que se formem conselhos jovens em cada escola e em outros espaços da sociedade. “a vida não pode esperar, o desafio é esse.” É bom lembrar que nessa empreitada de defender a vida, não há lugar pra disputar espaços, mas compartilhar ideias e ações. Agir, por meio de diálogo de saberes e potencializar a educação ambiental e a educação humanitária, como trilhas que levarão as mudanças sonhadas de um mundo melhor. O desafio da construção de práticas sustentáveis não pode prescindir da educação ambiental humanitária como caminho. Essa educação humanitária e compartilhada é indispensável para que o projeto ocorra com sucesso. “nosso projeto é um caminho para a formação de pessoas conscientes e capazes de adotarem ações simples, que contribuam para a melhoria da qualidade de vida.” Ao contrário, a mudança do olhar, do modo de sentir e sobretudo, das atitudes tem um nascedouro nesse espaço profícuo da aprendizagem pelo olhar da ecopedagogia. Para mudar o modelo baseado no consumo, na exclusão, na competição, na injustiça é preciso abrir as portas e as janelas da alma e das escolas. E para todos. Promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente. A história é sabia. Ao revelar o lugar que as classes hegemônicas relegaram a educação escolar na formação humana das classes populares, cabe aos que se comprometem com a igualdade e justiça sociais a terefa de reinventá – la. “cidadão não é aquela pessoa que vive na sociedade, mas aquela que transforma a sociedade” (augusto boal: a estética do oprimido, 2008). Este projeto visa recuperar a área escolar. Incorporar práticas menos agressivas ao meio ambiente. A abrangência do projeto tem como público-alvo, alunos do ensino médio (1°, 2°, 3° anos), alunos do eja ( 1°, 2° e 3° segmentos) e comunidade. A educação ambiental deve integrar conhecimentos, aptidões, valores, atitudes e ações. Deve converter cada oportunidade e experências educativas de sociedades sustentáveis. Introduzir o plantio de hortaliças, ervas medicinais e verduras. Reaproveitar os insumos orgânicos para a compostagem. Criar a horta na comunidade escolar, para enriquecimento nutricional e terapêutico.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)en
dc.subject.keywordEducação ambientalen
dc.subject.keywordLixo - reciclagemen
dc.subject.keywordPlantas medicinaisen
dc.titleEducação ambiental : farmácia verde : reciclagem e compostagem do lixo na EJAen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2013-09-11T12:22:08Z-
dc.date.available2013-09-11T12:22:08Z-
dc.date.issued2013-09-11T12:22:08Z-
dc.date.submitted2010-07-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/5991-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.-
dc.contributor.advisorcoLima, Airan Almeida de-
dc.themeEducação de Jovens e Adultos (EJA) : Distrito Federal : Educação Ambiental-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2010.07.TCC.5991pt_BR
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