Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5988
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_JoseBrandao_MariaAmerico_RosimeiryCarvalho.pdf78,17 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A evasão nas turmas de EJA : desafios para professores e alunos
Autor(es): Brandão, José Américo Luiz
Américo, Maria de Fátima
Carvalho, Rosimeiry Francisca dos Santos
Orientador(es): Aires, Carmenísia Jacobina
Coorientador(es): Silva, Alexandra Pereira da
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : Distrito Federal : Evasão
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Evasão escolar
Planejamento educacional
Data de apresentação: Jul-2010
Data de publicação: 11-Set-2013
Referência: BRANDÃO, José Américo Luiz; AMÉRICO, Maria de Fátima; CARVALHO, Rosimeiry Francisca dos Santos. A evasão nas turmas de EJA: desafios para professores e alunos. 2010. 23 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010.
Resumo: O presente projeto, “Evasão nas turmas de EJA: Desafios para professores e alunos” foi construído a partir da necessidade de intervenção verificada na Escola Municipal Valparaiso II, visando acima de tudo, senão resolver, amenizar situações-problema e paralelamente, apontar caminhos que possam direcionar novas práticas, no que diz respeito à redução do elevado índice de evasão que se constata a cada semestre letivo nas turmas de EJA. Tal fato apresenta-se como um grande desafio para os professores que buscam compreender que fatores levam os alunos a se evadirem e o que pode ser feito para reverter essa realidade, priorizando o diálogo e atividades conjuntas de professores, alunos e demais funcionários, dentro de uma perspectiva transdisciplinar, na tentativa de diminuir a evasão nas turmas de EJA.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.07.TCC.5988
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.