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2010_IsabelSilva_ItamiLima_RobertoAraujo.pdf140,5 kBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorAires, Carmenísia Jacobina-
dc.contributor.authorSilva, Isabel Pereira dos Santos-
dc.contributor.authorLima, Itamí Luiz de-
dc.contributor.authorAraujo, Roberto dos Santos-
dc.identifier.citationSILVA, Isabel Pereira dos Santos; LIMA, Itamí Luiz de; ARAUJO, Roberto dos Santos. Permanência dos alunos na Educação de Jovens e Adultos – EJA: propostas de ações motivadoras. 2010. 29 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010.en
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010.en
dc.description.abstractAlgumas ações e projetos específicos podem determinar a continuação ou não dos estudos dos alunos da educação de jovens e adultos – EJA. Isso ocorre, principalmente, por suas características peculiares que envolvem a necessidade de trabalhar, dificuldades em estudar na idade escolar mais apropriada, assim como devido a auto-estima tão fragilizada por suas angústias pessoais e dificuldades socioeconômicas impostas por modelos econômicos governamentais que privilegiam apenas os mais abastados de nossa sociedade. Identificar e propor ações motivadoras para sua permanência nos estudos não é tarefa fácil. Logo, a implantação deste projeto visa oportunizar subsídios extras para que com o aumento da motivação dos estudantes a evasão diminua e que a permanência deles continue até a conclusão de seus estudos, revertendo um quadro negativo principalmente nas escolas que atendam a modalidade EJA. Para isso, os atores envolvidos no processo educacional, professores, direção, assistentes e coordenadores pedagógicos, devem estar interagindo, buscando e repassando informações sobre os alunos, discutindo inclusive com eles, temáticas do seu cotidiano, necessidades e anseios, podendo dessa forma estar mais próximo de sua realidade, para que a realização de ações específicas na EJA se tornem objetivas e que efetivamente saiam da teoria para uma prática constante. Estimular os alunos por meio de palestras, oficinas, debates e até mesmo gincanas em períodos sazonais no semestre letivo torna-se instrumento motivador para a permanência dos alunos até o final do curso.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)en
dc.subject.keywordEvasão escolaren
dc.subject.keywordMotivação na educaçãoen
dc.subject.keywordAutoestima - estudantesen
dc.titlePermanência dos alunos na Educação de Jovens e Adultos – EJA : propostas de ações motivadorasen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2013-09-10T15:30:03Z-
dc.date.available2013-09-10T15:30:03Z-
dc.date.issued2013-09-10T15:30:03Z-
dc.date.submitted2010-07-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/5987-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.-
dc.contributor.advisorcoSilva, Alexandra Pereira da-
dc.themeEducação de Jovens e Adultos (EJA) : Distrito Federal : Evasão-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2010.07.TCC.5987pt_BR
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