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Título: A atuação do serviço social na educação : implicações e perspectivas
Autor(es): Drumond, Cíntia Nunes
Orientador(es): Figueiredo, Kênia Augusta
Assunto: Assistentes sociais - prática profissional
Serviço social escolar
Data de apresentação: 22-Jul-2013
Data de publicação: 10-Set-2013
Referência: DRUMOND, Cíntia Nunes. A atuação do serviço social na educação: implicações e perspectivas. 2013. 56 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O processo de formação histórica, política e social do sistema educacional no Brasil demonstra uma educação vinculada ao desenvolvimento econômico do país, numa lógica de qualificação de mão-de-obra para a industrialização emergente. Aos poucos, a educação passou a ser reclamada como direito social de todos e tem suas conquistas normatizadas na Constituição Federal de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996). Com o amadurecimento da profissão, o Serviço Social propõe atuar nas expressões da questão social a partir de uma perspectiva de desenvolvimento da autonomia e da consciência crítica do indivíduo. Estudos demonstram que o espaço escolar é um ambiente dinâmico, composto por interações sociais diversas que influenciam no desenvolvimento da identidade do sujeito. Nesse ambiente, existem expressões da questão social que estão latentes impondo demandas próprias ao Serviço Social. Para compreender como tem se dado a atuação do Serviço Social na Educação, este trabalho propõe uma análise a partir de trabalhos apresentados no XIII Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (2010), utilizando por referenciais teóricos o documento produzido pelo conjunto CFESS/CRESS, “Subsídios para o debate sobre o Serviço Social na Educação”, bem como outras produções bibliográficas específicas à área. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT
The process of historical, social and political formation of the educational system in Brazil demonstrates an education linked to the country's economic development, in a logic of qualification of skilled manpower for the emerging industrialization. Gradually, education has been claimed as a social right of all people and their achievements ruled the 1988 Federal Constitution and the Law of Guidelines and Bases of Education (1996). With the maturing of the profession, the Social Service proposes to act in expressions of social issues from a development perspective of autonomy and critical consciousness of the individual. Studies show that the school is a dynamic environment, composed of various social interactions that influence the development of identity of the subject. In this environment, there are latent expressions of social issues imposing Social Service its own demands. To understand how Social Service is playing its role in Education, this paper seeks to analyze the work of social workers in Education presented at the XIII Brazilian Congress of Social Workers (2010), using a theoretical document produced by the set CFESS / CRESS, "Subsídios para o debate sobre o Serviço Social na Educação" and other bibliographical productions specific to the area.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Serviço Social, 2013.
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