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Título: O processo lúdico no ensino de ciências
Autor(es): Santos, Thaina Caroline Silva
Orientador(es): Razuck, Renata Cardoso de Sá Ribeiro
Assunto: Motivação na educação
Atividades lúdicas
Ciências - estudo e ensino
Ciências (Ensino fundamental)
Data de apresentação: 18-Jul-2013
Data de publicação: 10-Set-2013
Referência: SANTOS, Thaina Caroline Silva. O processo lúdico no ensino de ciências. 2013. 10 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2013.
Resumo: O ensino de ciências tem sido conduzido de forma pouco favorável ao envolvimento dos alunos. Nesse sentido, as atividades lúdicas podem ser motivadoras e favorecedoras de um melhor entendimento conceitual. Porém sua utilização ainda é pouco limitada. Seu pouco uso costuma ser justificado, por parte dos professores, devido à reduzida carga horária e grande extensão de conteúdo, mas esta pode ser uma importante estratégia de ensino que necessita ser mais bem empregada. O ensino lúdico é uma ferramenta que auxilia na fixação dos conteúdos mais ainda enfrenta dificuldades por ter uma carga horária limitada e ter um conteúdo extensivo, mas que pode oferecer novas estratégias de ensino para elaboração do conhecimento. Os alunos envolvidos nas práticas lúdicas sentem-se mais a vontade a questionar o método aplicado e a debater sua representação no cotidiano. A atividade lúdica pretende favorecer a contextualização do conteúdo a ser abordado na aula de Ciências. Assim, este trabalho pretende elaborar atividades lúdicas que favoreçam o aprendizado de Ciências e aplicar tais atividades em classes dos anos finais do Ensino Fundamental acompanhadas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID, de forma a favorecer a aquisição conceitual e a avaliação do processo de ensino aprendizado. A atividade sugerida é confeccionada com materiais acessíveis e a dinâmica de funcionamento é de fácil compreensão. O intuito da atividade lúdica em questão é dinamizar aulas oferecidas no contexto da sala de aula para melhorar o aprendizado em ciências de forma interativa. _________________________________________________________________________ ABSTRACT
The science education has been conducted in a manner unfavorable to the involvement of students. Accordingly, playful activities can be motivating and favoring a better conceptual understanding. But their use is still somewhat limited. Your little use is usually justified by teachers, due to reduced workload and great extension of content, but this can be an important teaching strategy that needs to be better employed. Teaching is a playful tool that helps in fixing most of the contents still struggles to have a workload and have a limited content extensive, but it can offer new teaching strategies for the creation of knowledge. Students involved in the practices playful feel more comfortable to question the methodology used and discuss their representation in everyday life. Leisure activity seeks to promote the contextualization of content to be covered in science class. Thus, this work aims to develop recreational activities that promote learning and applying science classes such activities in the final years of primary education followed by Scholarship Program Initiation to Teaching - PIBID in order to facilitate the acquisition and evaluation of the conceptual process teaching learning. The suggested activity is made with accessible materials and dynamic operation is easy to understand. The order of play activity in question is dynamic classes offered in the context of the classroom to enhance learning in science interactively.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2013.
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