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Título: Descrição do conhecimento do enfermeiro da UTI acerca da terapia renal substitutiva no paciente com lesão renal aguda
Outros títulos: Knowledge of nurses from the Intensive Care Unit on the renal replacement therapy
Autor(es): Peixoto, Flávia Paiva Brito Rebouças
Orientador(es): Magro, Marcia Cristina da Silva
Assunto: Rins - doenças
Insuficiência renal aguda
Enfermagem de tratamento intensivo
Data de apresentação: 11-Jul-2013
Data de publicação: 29-Ago-2013
Referência: PEIXOTO, Flávia Paiva Brito Rebouças. Descrição do conhecimento do enfermeiro da UTI acerca da terapia renal substitutiva no paciente com lesão renal aguda. 2013. 55 f., il. Monografia (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Ceilândia, 2013.
Resumo: Introdução: O enfermeiro é o profissional protagonista no acompanhamento do processo da terapia renal substitutiva (TRS) desde a instalação, assistência até a promoção da educação em saúde aos pacientes e seus familiares. Objetivo: Descrever sobre o conhecimento e perfil do enfermeiro da UTI acerca da TRS em um hospital regional do Distrito Federal (DF). Método: Estudo descritivo, transversal e de abordagem quantitativa, desenvolvido durante o período de 12 meses. A casuística foi composta pelo número total (oito) de enfermeiros. Foram incluídos os enfermeiros que assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e excluídos os enfermeiros substitutos, de licença doença ou maternidade. Resultados: Os participantes do estudo são predominantemente do sexo feminino (75%). A idade média dos participantes foi de 37±8 anos. Dos 8 enfermeiros, 62,5% graduaram-se no período de 2001 a 2012 e 25% (1991 a 2000). Todos possuem curso de especialização sendo 25% em área correlata (UTI e pronto socorro). Nenhum enfermeiro entrevistado afirmou adotar o processo de enfermagem no cuidado ao paciente em TRS nesta UTI. 62,5% dos enfermeiros ressaltaram a carência de serviço de apoio para auxiliar na manutenção da TRS e ainda 75% a falta de treinamento específico na admissão para o manejo com essa terapia. As principais dificuldades declaradas no cuidado ao paciente em TRS foram a carência de profissionais capacitados (25%) aliado à troca frequente de equipamentos (25%). Conclusão: Os resultados sugerem que há necessidade de investimento de conhecimento científico na área de nefrologia aos enfermeiros, em especial no cenário de pacientes críticos portadores de lesão renal aguda para promoção de um manejo seguro e qualificado. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT
Introduction: The nurse is the professional player in the process monitoring of renal replacement therapy (RRT) since installation, assistance to the promotion of health education to patients and their families. Describe about knowledge and profile of ICU nurses about the RRT in a Regional Hospital in the Distrito Federal (DF). Objective: A descriptive, cross-sectional quantitative approach, developed during the period of 12 months. Method: The sample was composed by the total number (eight) of nurses. Results were expressed as mean and standard deviation or relative and absolute frequency. Results: The sample was predominantly by female professionals (75%). The mean age of participants was 37 ± 8 years. Of 8 nurses, 62.5% graduated in the period 2001-2012 and 25% (1991-2000). All have specialization course with 25% in related area (ICU and ER). None of the nurses interviewed said adopting the nursing process in patient care in this ICU RRT. 62.5% of nurses highlighted the lack of support service to assist in maintaining the RRT and 75% still lack specific training on admission for management with this therapy. The main difficulties reported in patient care in RRT were the lack of trained professionals (25%) coupled with frequent exchange of equipment (25%). Conclusion: The results suggest the need for investment in scientific knowledge in the field of nephrology nurses, especially in the setting of critically ill patients with acute kidney injury to promoting a safe handling and qualified.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Enfermagem, 2013.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus UnB Ceilândia



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