Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5919
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AlinneNunesDeAbreu.pdf278,75 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise de indicadores de terapia nutricional e cuidados de enfermagem em recém-nascidos pré-termo do Hospital Regional de Ceilândia
Autor(es): Abreu, Alinne Nunes de
Orientador(es): Santos, Kelb Bousquet
Assunto: Recém-nascidos - cuidado e tratamento
Prematuros - nutrição
Data de apresentação: Jun-2013
Data de publicação: 29-Ago-2013
Referência: ABREU, Alinne Nunes de. Análise de indicadores de terapia nutricional e cuidados de enfermagem em recém-nascidos pré-termo do Hospital Regional de Ceilândia. 2013. 34 f., il. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) — Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Introdução: A Organização Mundial de Saúde (1961) classifica como pré- termo a criança nascida com menos de 37 semanas de gestação. Entre as causas perinatais de mortalidade infantil, 61,4% estão associadas com a prematuridade, dado que mostra a importância do pré-natal adequado. Objetivo: Esse estudo realizou uma análise retrospectiva de prontuários de mães de recém-nascidos hospitalizados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. A pesquisa foi desenvolvida no Hospital Regional da Ceilândia, no período de janeiro a junho do ano de 2010. A coleta de dados deu-se por meio de instrumento para registro de informações. Resultados: A prematuridade não foi a principal causa de internação na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do Hospital de Ceilândia. Do total da amostra 41,8% apresentou prematuridade moderada.O diagnóstico associado a prematuridade que acometeu com maior freqüência recém-nascidos foi a icterícia (87,3%). A pesquisa demonstrou que a maior parte da amostra ficou em jejum nos dois primeiros dias de vida (63,6%). O leite materno foi a dieta mais utilizada no Hospital Regional da Ceilândia, através do seio da mãe, em seguida o mesmo oferecido por sonda nasogástrica. O tempo para o recém-nascido evoluir da nutrição parenteral para enteral variou de 0 a 10 dias (58,9%). Conclusão: Recém-nascidos necessitam de cuidados por uma equipe multiprofissional especializada. A terapia nutricional está extremamente relacionada com a eficácia de qualquer tratamento associado à prematuridade.
Informações adicionais: Monografia (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2013.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus UnB Ceilândia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons