Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5916
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_MariliaMendesDeSouzaTeixeirense.pdf1,08 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Percepção de mulheres sobre a assistência ao parto no Sistema Único de Saúde
Autor(es): Teixeirense, Marília Mendes de Souza
Orientador(es): Santos, Vagner dos
Coorientador(es): Spesny, Sara Leon
Assunto: Humanização do parto
Parto (Obstetrícia)
Sistema Único de Saúde (Brasil)
Data de apresentação: 17-Jun-2013
Data de publicação: 28-Ago-2013
Referência: TEIXEIRENSE, Marília Mendes de Souza. Percepção de mulheres sobre a assistência ao parto no Sistema Único de Saúde. 2013. 63 f. Monografia (Bacharelado em Terapia Ocupacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A assistência obstétrica no Brasil prevalecia nos domicílios até início do século XX, porém com o grande número de mortalidade materna e neonatal que ocorria, o parto passou a ser hospitalizado, tornando-se assim, um procedimento médico. A tecnologia passou a ser central nesse processo, e por consequência, muitas intervenções desnecessárias tornaram-se procedimentos de rotina. Contrapondo-se ao modelo mecanicista, o Ministério da Saúde criou programas e ações como o Programa Rede Cegonha. Nesse sentido, a produção científica necessita ser ampliada na área de atenção ao parto, com estudos que investigam em que medidas esse modelo de humanização do parto e nascimento está sendo implementado e como tem sido a experiência no parto das usuárias do Sistema Único de saúde (SUS). Utilizando um delineamento qualitativo, e entrevistas semiestruturadas, como técnica de coleta de dados, este trabalho buscou identificar como as mulheres que tiveram seus partos na rede pública de saúde do Distrito Federal percebem a qualidade da assistência durante o parto; investigar se essas mulheres foram submetidas a ações constrangedoras ou desrespeitosas; assim como quais os fatores que influenciaram na assistência ao parto e se tiveram acesso à informação sobre seus direitos no parto. Os resultados foram obtidos a partir do relato de dez mulheres, que tiveram partos no SUS e compuseram a amostra deste trabalho. Cinco das mulheres tiveram atenção na em uma casa de parto, e as outras cinco em diferentes hospitais. Nos resultados identificou-se que a maioria das mulheres tiveram experiências positivas, e foram respeitadas, tiveram acompanhantes e uma assistência de qualidade. Identificou-se que as informações recebidas no pré-natal e no parto, a presença do acompanhante, a assistência obstétrica, as experiências dos partos anteriores, o respeito à parturiente e o desfecho do parto influenciaram na experiência e percepção do parto. Os resultados deste estudo possibilitaram uma reflexão acerca da assistência ao parto no Sistema Único de saúde no DF.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Terapia Ocupacional, 2013.
Aparece na Coleção:Terapia Ocupacional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons