Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5907
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_LauraFirminioSampaio.pdf470,65 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A sala de recursos para deficientes visuais : um estudo de caso
Autor(es): Sampaio, Laura Firminio
Orientador(es): Caixeta, Juliana Eugênia
Assunto: Educação inclusiva
Deficientes visuais - educação
Data de apresentação: 18-Jul-2013
Data de publicação: 26-Ago-2013
Referência: SAMPAIO, Laura Firminio. A sala de recursos para deficientes visuais: um estudo de caso. 2013. 21 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2013.
Resumo: Na inclusão, todas as pessoas devem ter a oportunidade de escolarização sem qualquer restrição. Para tanto, é necessário o respeito e a valorização da diversidade humana e social ao mesmo tempo em que é fundamental a garantia não só do acesso, mas da permanência e desenvolvimento da pessoa na escola. Esta pesquisa versa sobre o funcionamento de uma sala de recursos para deficientes visuais, sejam eles cegos ou com baixa visão, do Distrito Federal. Portanto, o objetivo deste estudo foi identificar como funciona a sala de recursos para deficientes visuais e quais contribuições para o ensino-aprendizagem ela traz do ponto de vista do aluno/a deficiente visual incluído/a. Os dados foram obtidos por meio de observações e entrevistas semiestruturadas e analisados de forma dialógica. Os resultados indicaram que a sala de recursos tem um papel importante na estimulação da visão residual dos alunos e, também, dos sentidos remanescentes. Este trabalho de estimulação favorece o processo ensino-aprendizagem dos alunos, porque ampliam suas possibilidades de atuação no mundo dentro e fora da escola. Para isso, as professoras utilizam recursos didáticos diversificados e metodologias de mediação específicas para cada aluno/a atendido/a. Foi notável o trabalho de parceria entre as professoras da sala de recursos e os professores regentes dos alunos e seus familiares em prol do desenvolvimento da autonomia dos alunos deficientes visuais. Para os alunos, a sala de recursos contribui para o processo de alfabetização deles, mas deveria haver computadores e máquinas Braille para favorecer ainda mais os atendimentos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons