Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5906
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_WallaceDeSouzaBezerra.pdf846,21 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Levantamento de espécies frutíferas com potencial de exploração em uma área de cerradão do DF
Autor(es): Bezerra, Wallace de Souza
Orientador(es): Rocha, Dulce Maria Sucena da
Assunto: Reservas naturais
Frutas nativas do cerrado
Data de apresentação: Jul-2013
Data de publicação: 26-Ago-2013
Referência: BEZERRA, Wallace de Souza. Levantamento de espécies frutíferas com potencial de exploração em uma área de cerradão do DF. 2013. 16 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2013.
Resumo: Esse estudo teve como objetivo identificar, em uma área de Reserva Legal, as espécies frutíferas nativas do Cerrado que possam ser exploradas pelas comunidades rurais como forma de obtenção de renda. Uma forma de avaliar o potencial de espécies frutíferas envolve um levantamento fitossociológico que fornece informações à cerca dos padrões de distribuição e abundancia de espécies. O índice de valor de importância (IVI) é usado para evidenciar através dos pontos alcançados por uma espécie sua posição sociológica na comunidade analisada. A espécie mais importante em termos de IVI é aquela que apresenta o maior sucesso em explorar os recursos de seu habitat. Foi amostrada uma área de 1000m² e estabelecidas 10 parcelas de 20m x 50m. Foram incluídos na amostra os indivíduos com perímetro mínimo de 1 cm a 30 cm do solo. No total foram identificados 6378 indivíduos pertencentes a 98 espécies e 42 famílias botânicas. O índice de diversidade de Shannon (H'), para toda a amostra foi de 3,78 nats/indivíduo. A soma da área basal total foi 19,74 m² ha-1 sendo que 24,9% foi de duas espécies: Emmotum nitens e Xylopia aromatica. A distribuição diamétrica encontrada neste trabalho sugere que algum evento passado tenha ocorrido afetando a comunidade como um todo, eliminando todos os indivíduos de uma dada classe de tamanho.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons