Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5904
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_DaylaneRosaSouto.pdf1,07 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Veneno do saber : análise de um material didático para o desenvolvimento do pensamento científico no ensino de serpentes
Autor(es): Souto, Daylane Rosa
Orientador(es): Guimarães, Eliane Mendes
Assunto: Cobra
Ciências - estudo e ensino
Material didático
Data de apresentação: 18-Jul-2013
Data de publicação: 21-Ago-2013
Referência: SOUTO, Daylane Rosa. Veneno do saber: análise de um material didático para o desenvolvimento do pensamento científico no ensino de serpentes. 2013. 24 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2013.
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo avaliar um recurso pedagógico destinado aos professores para o ensino-aprendizagem. O projeto foi desenvolvido com alunos de 6º e 7º ano de turma integral de uma escola pública, baseado em um material didático para o ensino de serpentes como conteúdo curricular, com objetivo de desenvolver procedimentos a atitudes do pensamento científico. A metodologia utilizada contou com o acompanhamento do desenvolvimento dos alunos durante as atividades realizadas em sala, na visitação ao Jardim Zoológico de Brasília e, depois da visita, ao retornar à escola foi analisado se o recurso pedagógico teve o potencial de atingir o objetivo proposto. Foram utilizados, para a coleta de dados, os cadernos de campo dos alunos e o caderno registro do educador. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com caráter participante, uma vez que o pesquisador foi o professor que ministrou a unidade didática. O resultado do trabalho realizado com os alunos foi bastante positivo, o que pode ser percebido através dos registros feitos no caderno de campo. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT
The present result of this research has aimed to value a pedagogical resource destined to teacher for learning-teaching. The project was developed with students of 6th and 7th grade of integral class from a public school, based in a teaching material for snakes learning, aiming procedures development to scientific thought attitude. The methodology used with accompaniment and development of students during class activities, visitation to the Brasília Zoo and after the visit, returning to school to analyze, evaluate and verify if the pedagogical resource has the potential to reach the proposed objective. It was used for data collection the student's field notebooks and the educator's registry notebook. It is a participatory research, once the researcher was the teacher who administered the teaching unit.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons