Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5897
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_GizeleDeOliveiraDelgadoFerreira.pdf265,07 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Analogias presentes nos livros didáticos de Ciências do nono ano : enfoque dos conceitos químicos
Autor(es): Ferreira, Gizele de Oliveira Delgado
Orientador(es): Rotta, Jeane Cristina Gomes
Assunto: Ciências - estudo e ensino
Química - estudo e ensino
Livros didáticos
Data de apresentação: Mar-2013
Data de publicação: 21-Ago-2013
Referência: FERREIRA, Gizele de Oliveira Delgado. Analogias presentes nos livros didáticos de Ciências do nono ano: enfoque dos conceitos químicos. 2013. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2013.
Resumo: Esse trabalho tem como objetivo verificar as analogias presentes em quatro livros didáticos de Ciências da oitava série (nono ano) aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2011, que serão usados nas escolas públicas no período de 2011 a 2013 enfocando os conteúdos Modelos Atômicos e Ligações Químicas. Como resultados, encontramos um total de 155 analogias nos nove livros didáticos investigados, onde mediante o tratamento a elas dado, concluímos que os autores desses livros didáticos parecem desconhecer ou não dar a devida importância para o potencial e limitações que há na utilização dessa ferramenta, a maioria deles nem ao menos citam suas limitações e muito menos as discutem.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons