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Título: Análise documental para a identificação de saberes docentes no ensino de sexualidade a partir da realização de oficinas no PRODOCÊNCIA
Autor(es): Souza, Ludmilla Patrícia Marra de
Orientador(es): Guimarães, Eliane Mendes
Assunto: Professores - formação
Prática de ensino - ciências
Educação sexual
Data de apresentação: 26-Jul-2013
Data de publicação: 20-Ago-2013
Referência: SOUZA, Ludmilla Patrícia Marra de. Análise documental para a identificação de saberes docentes no ensino de sexualidade a partir da realização de oficinas no PRODOCÊNCIA. 2013. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2013.
Resumo: Professores e sociedade entendem a seriedade e importância de se orientar e fornecer conceitos que vão embasar o pensamento e opinião de seus alunos sobre sexo e sexualidade. A sexualidade vai além do conhecimento sobre “sistema reprodutor” e está intrinsecamente ligada a questões de sociabilidade e convivência. Este trabalho procurou identificar os saberes docentes para o ensino de sexualidade explicitados por licenciandos do curso de Ciências Naturais que realizaram oficinas sobre o tema dentro do projeto PRODOCÊNCIA em uma escola pública da periferia de Brasília, em turma de tempo integral. A pesquisa utilizou as categorias de Tardif para identificar os saberes docentes presentes nas falas dos licenciandos em relatórios, percepções e entrevista aberta, realizados durante o projeto. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
Teachers and society understand the seriousness and importance of guidance and provide concepts that will ground the thoughts and opinions of students about sex and sexuality. Sexuality goes beyond the knowledge of "reproductive system" and it is inextricably linked to issues of sociability and conviviality. This study sought to identify the knowledge for teaching teachers explicit sexuality course for undergraduates of Natural Sciences who conducted workshops on the topic within the project PRODOCÊNCIA in a public school in the outskirts of Brasilia, in a full time class. The research used the categories of Tardif to identify teaching knowledge present in the speeches of undergraduates in written reports, perceptions and open interview, achieve during the project.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2013.
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