Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5888
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_LoianeRibeiroFerro.pdf339,18 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A percepção dos alunos do curso de licenciatura em ciências naturais da Faculdade UnB Planaltina sobre a promoção da saúde nas escolas
Autor(es): Ferro, Loiane Ribeiro
Orientador(es): Rodrigues, Lívia Penna Firme
Assunto: Promoção da saúde
Saúde escolar
Qualidade de vida
Data de apresentação: 18-Jul-2013
Data de publicação: 20-Ago-2013
Referência: FERRO, Loiane Ribeiro. A percepção dos alunos do curso de licenciatura em ciências naturais da Faculdade UnB Planaltina sobre a promoção da saúde nas escolas. 2013. 19 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2013.
Resumo: Com base nos fatores abordados neste trabalho, podemos considerar que a saúde é uma prática frequente na busca por mais qualidade de vida, e a promoção da saúde é um desafio para a educação, no sentido de formar pessoas capazes tanto de cuidar de si próprias, quanto capazes de perceber sua parcela de responsabilidade em relação à saúde coletiva. Ações e projetos governamentais são voltados para a área da saúde nas escolas e acontecem em diversas vertentes como prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, atendimento odontológico, projetos de prevenção às drogas, entre outros. O intuito deste trabalho é identificar a utilização do tema transversal saúde nas práticas docentes, analisando-o na concepção dos futuros professores do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais da FUP, contribuindo para a promoção da saúde na escola. Foi aplicado um questionário contendo oito perguntas abertas e os participantes foram selecionados de forma aleatória. Os resultados mostraram que os participantes da pesquisa entendem a importância de se promover saúde na escola e de uma abordagem mais significativa sobre o tema no processo de graduação, entendem também os benefícios da prática docente voltada para a promoção da saúde e as dificuldades de inserir o tema nas escolas. Ficou clara a necessidade de maior abordagem do tema na formação desses futuros professores, tanto para incentivar a promoção da saúde nas escolas, quanto para dar-lhes segurança sobre o tema em sua futura atuação como professor.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons