Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5863
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_LeonardoCardosoBritodoAmorim.pdf285,92 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A evolução histórica dos direitos trabalhistas dos empregados domésticos e o significado da emenda constitucional 72/2013
Autor(es): Amorim, Leonardo Cardoso Brito do
Orientador(es): Lobato, Marthius Sávio Cavalcante
Assunto: Constituição - emendas
Direitos dos trabalhadores
Direito do trabalho
Empregados domésticos
Data de apresentação: 23-Jul-2013
Data de publicação: 15-Ago-2013
Referência: AMORIM, Leonardo Cardoso Brito do. A evolução histórica dos direitos trabalhistas dos empregados domésticos e o significado da emenda constitucional 72/2013-. 2013. 38 f. Monografia (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A categoria do empregado doméstico é peculiar e diferenciada em relação às demais classes de trabalhadores brasileiros, recebendo historicamente um tratamento desigual e exclusivo dentro do ordenamento jurídico pátrio, sendo que para esse grupo de trabalhadores tal distinção significou invariavelmente exclusão e flexibilização de direitos. A partir da conceituação da figura sociojurídica do empregado doméstico e da análise da evolução histórica dos direitos trabalhistas gradualmente conquistados, o presente trabalho buscou apontar o sentido e alcance da PEC 66/2012 (PEC das Domésticas), posteriormente convertida na emenda constitucional 72/2013, no sentido da efetiva abolição do tratamento segregador historicamente dispensado ao empregado doméstico brasileiro, enfatizando-se ainda o projeto de lei regulamentador da referida emenda.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2013.
Aparece na Coleção:Direito



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons