Título: | A EJA no resgate da autoestima e na construção do cidadão crítico |
Autor(es): | Rufino, Fúlvia Pereira Mourão, Lívia Silva |
Orientador(es): | Vieira, Maria Clarisse |
Coorientador(es): | Braga, Marco Aurélio |
Tema: | Educação de Jovens e Adultos (EJA) : Distrito Federal : Cidadania |
Assunto: | Educação de Jovens e Adultos (EJA) Motivação na educação Autoestima - estudantes |
Data de apresentação: | Jul-2010 |
Data de publicação: | 15-Ago-2013 |
Referência: | RUFINO, Fúlvia Pereira; MOURÃO, Lívia Silva. A EJA no resgate da autoestima e na construção do cidadão crítico. 2010. 28 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010. |
Resumo: | Esse Projeto de Intervenção Local tem como objetivos: motivar e estimular os educandos que trabalham e estudam a vencerem as intempéries do dia-a-dia; contribuir para superação do saber de senso comum pelo conhecimento mais crítico e possibilitar transformações reais nas condições de vida dos alunos. Atualmente percebemos as dificuldades dos educadores e dos educandos de vencerem as adversidades da vida pessoal, escolar e profissional. Resultado da falta de percepção dos elos existentes entre os aspectos da vida do ser humano e da relação existente entre saber formal e os saberes de cada indivíduo. Para que professores e alunos possam ter atitude resiliente e responder de maneira mais consistente aos desafios encontrados, desenvolvemos trabalho pedagógico por meio do qual esperamos colaborar para a elevação da autoestima da comunidade escolar e a formação crítico-analítica. Os resultados serão obtidos ao longo do processo. A metodologia a ser utilizada será: leitura, compreensão e interpretação de diversas tipologias textuais, audição, leitura e discussão de letras de canções da Música Popular Brasileira (MPB), visionamento de filmes nacionais, desenvolvimento de dinâmicas em grupo e atividades de socialização e confraternização para motivação da autoestima e análise crítica dos temas abordados em sala de aula.Os objetivos gerais ainda não foram alcançados em sua totalidade. A equipe de educadoras está desenvolvendo as atividades, visto que trata-se de um processo contínuo. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2010.07.TCC.5855 |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Educação na Diversidade e Cidadania - EJA
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.