Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5833
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_SabrinaAparecidaCarneiroAlves.pdf437,03 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Reflexões sobre os fundamentos do Estado Democrático de Direito brasileiro e as recentes propostas de emendas à Constituição PEC 33 e PEC 37
Autor(es): Alves, Sabrina Aparecida Carneiro
Orientador(es): Fernandes Neto, Guilherme
Assunto: Cidadania
Brasil. Constituição (1988)
Estado de direito
Constituição - emendas
Data de apresentação: 26-Jul-2013
Data de publicação: 13-Ago-2013
Referência: ALVES, Sabrina Aparecida Carneiro. Reflexões sobre os fundamentos do Estado Democrático de Direito brasileiro e as recentes propostas de emendas à Constituição PEC 33 e PEC 37. 2013. 62 f. Monografia (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo examinar duas propostas de emendas à Constituição, PEC 33 e PEC 37, cujos conteúdos foram alvos de críticas e debates nos mais diversos segmentos da sociedade brasileira, e até mesmo no cenário internacional. A partir da delimitação de quais seriam os possíveis efeitos que essas proposições surtiriam, caso aprovadas, farse-á o cotejo desses mesmos efeitos com alguns dos fundamentos do Estado Democrático de Direito brasileiro, notadamente a cidadania, a dignidade da pessoa humana e o princípio da separação dos poderes. Estabelecida a configuração atinente aos escopos das duas proposições, portanto, será observado se as aludidas propostas colaborariam para o robustecimento dos preceitos basilares desse modelo estatal ou, ao contrário, representariam oportunidades legislativas para o seu enfraquecimento.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, Curso de Graduação em Direito, 2013.
Aparece na Coleção:Direito



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons