Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/5828
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_MalconDouglasdaSilvaCosta.pdf1,3 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Alfabetização na língua japonesa como LE através da aprendizagem móvel (m-learning) : um diálogo com a LA
Autor(es): Costa, Malcon Douglas da Silva
Orientador(es): Mukai, Yûki
Assunto: Língua japonesa
Alfabetização
Tecnologia na educação
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 12-Ago-2013
Referência: COSTA, Malcon Douglas da Silva. Alfabetização na língua japonesa como LE através da aprendizagem móvel (m-learning): um diálogo com a LA. 2013. XV, 63 f., il. Monografia (Licenciatura em Língua e Literatura Japonesa)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este estudo investiga o uso de dispositivos móveis no auxílio ao processo de alfabetização na língua japonesa como língua estrangeira. Falar em tecnologia móvel, não é só falar de dispositivos móveis, mas também de mentes móveis. É notório que os dispositivos móveis levam os estudantes a envolver-se na aprendizagem como nunca foi visto antes, o que certamente trará benefícios aos seus desempenhos.Desse modo, procuramos navegar pelo campo de pesquisa da aprendizagem móvel para escolher um app que ajude os estudantes de japonês como LE a serem alfabetizados de forma autônoma.Para esta pesquisa, objetivamos investigar o conceito de m-learninge avaliar 04 appsque têm como tema a alfabetização de japonês como LEatravés de dispositivos móveis, conceituar aprendizagem móvel (m-learning) através das teorias dos principais autores do campo de pesquisaTraxler (2005), Valentim (2009), Sharples (2007), distinguir e- learning de m-learning e investigar sobre o uso de aplicativos referentes à aprendizagem de LE através de dispositivos móveis pelos estudantes do curso. A pesquisa é qualitativa e quantitativa e sua natureza é o estudo de caso. Estafoi realizada na Universidade de Brasília com os estudantes do curso de licenciatura em Língua e Literatura Japonesa e os estudantes do curso de língua japonesa como matéria optativa. A presente pesquisa tem como propósito contribuir para o ensino de japonêscomo LE na Universidade de Brasília. Dando aos estudantes e professores uma visão da possibilidade da utilização da tecnologia móvel para o ensino de LE. Os resultados apontam que os participantes acreditam no auxílio de dispositivos móveis ao aprendizado de japonês como LE. E através dos instrumentos de avaliação que o appJapanese HIRAGA poderia ser adotado para ajudar no processo de aprendizagem do hiragana e katakana. Acreditamos que o uso de tecnologias da informação e comunicação (TIC) para o auxílio de professores do ensino da língua japonesa, pode despertar nos estudantes o desenvolvimento de uma capacidade autodidata. Esta pode ajudar em muitas áreas e não somente no estudo da língua japonesa como LE. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study investigates the use of mobile devices to assist in developing literacy in foreign languages, in general, and, more specifically, in Japanese. The goal is to help mobile devices create mobile minds. It is clear that mobile devices lead students to engage in learning in ways never before contemplated. These new paths bring great benefits to their performances. Accordingly, we sought to search the field of mobile learning to choose an app that helps students of Japanese to grow their abilities autonomously. For this research, we (1) investigated the concept of m- learning and evaluating 04 apps that have the theme of literacy as Japanese LE via mobile devices, (2) conceptualized mobile learning (m-learning) through the theories of the principal authors of the research field, distinguished e-learning from m-learning, and (4) investigated the use of applications related to learning foreign languages through mobile devices by students. The research is based on qualitative and quantitative case study analysis. This will be held at the University of Brasilia with the students of the degree in Japanese Language and Literature and the students of the Japanese language as an optional subject. This research aims to contribute to the teaching of Japanese as a foreign language at the University of Brasilia by giving students and teachers insights into the possibility of using mobile technology for teaching foreign language. We believe that the use of information and communication technologies (ICT) by teachers of the Japanese language, will help awaken in students a passion for self-development of their language skills. Finally, we believe that the application of m-learning to foreign language development can be extrapolated to other fields as well.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Curso de Língua e Literatura Japonesa, 2013.
Aparece na Coleção:Letras - Japonês



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons