Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/5821
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_LázaroRennandeSousaViana.pdf3,38 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O uso do mangá como material de ensino de História do Japão : uma análise da veracidade na obra Rurouni Kenshin
Autor(es): Viana, Lázaro Rennan de Sousa
Orientador(es): Pereira, Ronan Alves
Assunto: Histórias em quadrinhos
Japão - história
Material didático
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 12-Ago-2013
Referência: VIANA, Lázaro Rennan de Sousa. O uso do mangá como material de ensino de História do Japão: uma análise da veracidade na obra Rurouni Kenshin. 2013. 53 f., il. Monografia (Licenciatura em Letras Japonês)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho apresenta um breve estudo sobre o uso de histórias em quadrinhos japonesas como material de ensino em sala de aula, analisando a obra Rurouni Kenshin (るろうに剣心), de Nobuhiro Watsuki (和月 伸宏). É uma pesquisa de cunho exploratório que faz uso de um estudo de caso. Seguindo a linha de pesquisadores de histórias em quadrinhos no Brasil, esta monografia propõe uma sequência aos estudos no âmbito metodológico de ensino- aprendizagem. Apresentado um breve histórico do mangá no Japão e no Brasil, o trabalho será direcionado ao estudo da obra Rurouni Kenshin, enfocando-se as referências históricas presentes no mangá. A partir disto, discorrer-se-á sobre as possibilidades de uso do referido título como material de ensino de História do Japão. Além disso, será analisado o nível a que pode ser usado o mangá em questão dentro de sala de aula, quais os benefícios que pode trazer e quais os cuidados que devem ser tomados ao fazer uso de tal diferenciado material. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT
This document presents a brief study on japanese comics usage as teaching material in classroom, analyzing (和月 伸宏) Nobuhiro Watsuki’s work, Rurouni Kenshin. It is an exploratory research that makes use of a case study. Tracking the line of comics researchers in Brazil, this monograph proposes a sequence to these studies, in the field of teaching methodology. Having presented a brief history of manga in Japan and in Brazil, this work will aim at the study of Rurouni Kenshin, focusing on historical references that can be found on this manga. From that point on, it will discuss possibilities of usage of the aforementioned title as teaching resource on History of Japan. Besides, it will analyze the level of usage that the manga can reach in classroom, which benefits it might bring and what care should be taken by the instructor when making use of such a differentiated material.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2013.
Aparece na Coleção:Letras - Japonês



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons