Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5811
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_CarolinaUmebaraLopes.pdf1,18 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Relato de pesquisa-ação : projeto de inclusão social Estruturarte para alunos de 8 a 16 anos
Autor(es): Lopes, Carolina Umebara
Orientador(es): Takano, Yuko
Assunto: Língua japonesa - estudo e ensino
Avaliação de aprendizagem
Data de apresentação: 26-Jul-2013
Data de publicação: 9-Ago-2013
Referência: LOPES, Carolina Umebara. Relato de pesquisa-ação: projeto de inclusão social Estruturarte para alunos de 8 a 16 anos. 2013. 55 f., il. Monografia (Licenciatura em Língua e Literatura Japonesa)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo apresentar uma forma de avaliação de aprendizagem da habilidade escrita da língua japonesa. A faixa etária dos alunos da pesquisa é de 8 a 15 anos no total de 5 alunos. Usamos como base do projeto os estudos de Stiggins, Villas Boas e Haguette a respeito da avaliação formativa, a qual é realizada no decorrer do período letivo e leva em consideração as mudanças que ocorreram no comportamento e conhecimento do aluno. Também foi objetivo desta pesquisa verificar se a aplicação da avaliação formativa incentiva os alunos na aprendizagem da língua japonesa. Para isso, mostramos através de relatos de sala de aula como se procedeu a avaliação e quais mudanças foram observadas no comportamento dos alunos. Os registros e coleta de dados foram feitos por meio de notas de sala de aula e os resultados apontam que é possível avaliar o conhecimento do aluno mesmo que seja aplicada uma avaliação não focada na mensuração de notas e que esta, muitas vezes, serve de incentivo aos alunos. O resultado da pesquisa mostrou que a avaliação formativa promove uma situação interativa e promove, com isso, um ambiente favorável para ensino-aprendizagem. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper aims to present a form of assessment for learning of the writing ability of the Japanese language for children. We used as the basis of the project the studies of Stiggins, Villas Boas and Haguette about formative assessment, which is performed during the term and takes into account the changes that have occurred in the behavior and knowledge of the student. The objective of this research was also to verify if the application of formative assessment encourages students to learning the Japanese language. For this, we show through classroom reports, how the assessment was conductedand what changes were observed in the behavior of students. The records and data collection were done by notes taken during the class and the results points out that it is possible to evaluate the student's knowledge even if the applied evaluation is not focused on measuring the skills and that evaluation motivate the students. The research result showed that formative assessment promotes an interactive situation and, thereby, also promote a favorable environment for teaching and learning.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Letras Japonês, 2013.
Aparece na Coleção:Letras - Japonês



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons