Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5792
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_LucasBispodeOliveiraAlves.pdf682,49 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Política comercial e crescimento no Brasil e na América Latina : uma análise com dados em painel e séries temporais
Autor(es): Alves, Lucas Bispo de Oliveira
Orientador(es): Bertussi, Geovana Lorena
Assunto: Desenvolvimento econômico
Protecionismo e livre câmbio
América Latina - condições econômicas
Comércio internacional
Data de apresentação: 5-Jul-2013
Data de publicação: 7-Ago-2013
Referência: ALVES, Lucas Bispo de Oliveira. Política comercial e crescimento no Brasil e na América Latina: uma análise com dados em painel e séries temporais. 2013. viii, 59 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A relação entre política comercial e crescimento tem sido um dos grandes focos da ciência econômica ao longo dos últimos séculos e permanece como uma grande questão em aberto. Se, do ponto de vista teórico, existe uma vasta e sofistificada argumentação tanto favorável quanto contrária a uma diversidade de prescrições de política, do ponto de vista empírico, a questão enfrenta grandes desafios. Este trabalho aplica uma metodologia de painel de dados para as 11 maiores economias latino-americanas para o período entre 1960 e 2010 e uma metodologia de séries de tempo para o caso brasileiro entre 1956 e 2010 com o objetivo de investigar a relação empírica entre a abertura comercial e as taxas de crescimento. O resultado principal é que, para períodos mais longos de tempo, a relação entre abertura comercial e crescimento não está clara.
Informações adicionais: Monograifa (graduação)—Universidade de Brasília, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons