Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5790
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_FernandadeFreitasCampos.pdf699,53 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Antropofagia ritual dos povos Tupinambá nas cartas jesuíticas de meados do século XVI
Autor(es): Campos, Fernanda de Freitas
Orientador(es): Gil, Tiago Luís
Assunto: Índios Tupinambá
Índios - vida e costumes sociais
Antropofagia
Jesuítas
Data de apresentação: Jul-2013
Data de publicação: 7-Ago-2013
Referência: CAMPOS, Fernanda de Freitas. Antropofagia ritual dos povos Tupinambá nas cartas jesuíticas de meados do século XVI. 2013. 41 f. Monografia (Bacharelado e Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O objetivo deste trabalho é estudar a cultura dos povos Tupinambá, uma etnia indígena que habitava o litoral da América Portuguesa, no início da colonização. Em especial, os rituais de antropofagia realizados por eles, em decorrência das guerras que travavam. Para tanto, me utilizei da fonte “Cartas Avulsas”, que é uma compilação de extratos de cartas de autoria dos padres jesuítas que estavam em missão nas terras brasílicas. Converso ainda com outras fontes, tais como Thevet, Cardim e D’Abbeville. Os principais interlocutores do presente trabalho foram os estudos de Cristina Pompa, Alfred Métraux e Carlos Fausto. As conclusões apontam para a necessidade de mais estudos acerca do tema, principalmente no que concerne a possibilidade de prazer que os Tupinambá sentiam ao comer carne humana, possibilidade que praticamente não é tratada pela historiografia, mas que há menção na fonte.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2013.
Aparece na Coleção:História



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons