Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5777
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_CristinoCesarioRocha.pdf463,72 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorVieira, Maria Clarisse-
dc.contributor.authorRocha, Cristino Cesário-
dc.identifier.citationROCHA, Cristino Cesário. A construção de uma identidade crítica e humanística na educação de jovens e adultos: refletindo e superando o racismo, bullying e homofobia. [70] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010.en
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010.en
dc.description.abstractO Projeto de Intervenção Local em destaque possui uma dinâmica específica e se situa em um contexto muito concreto: a Educação de Jovens e Adultos do Distrito Federal, particularmente no Centro de Ensino Fundamental Myriam Ervilha. Possui dimensão sem-fronteira, muito além da localidade, dada a sua abrangência tempo-espacial e teórico-vivencial. Almeja-se, no âmbito da EJA, aplicar o PIL, voltado para uma leitura e releitura de textos e contextos, buscando a partir daí, superar as várias formas de discriminação no ambiente escolar. A abordagem metodológica é do Tipo Qualitativa, pois busca identificar problemas e a sua superação de maneira propositiva e interventiva. As conclusões são temporárias, no sentido que os rumos das mudanças se dão dentro de cenários dinâmicos, complexos e imprevisíveis, mas pode-se apostar na possibilidade como elemento identitário dessa construção prático-teórica. Os resultados aqui encontrados são paulatinos, inacabados e constituem um porvir. Os alcances e limitações fazem parte de um mesmo processo de construção da vida, por isso a esperança e a ação estão sempre presentes na práxis pedagógica no que tange ao Projeto em andamento. Trata-se de um instrumento que vai se redimensionando na proporção das transformações que se processam nos eventos históricos, políticos, culturais, sociais, pedagógicos e epistemológicos.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)en
dc.subject.keywordRacismoen
dc.subject.keywordBullyingen
dc.subject.keywordDiscriminação na educaçãoen
dc.titleA construção de uma identidade crítica e humanística na educação de jovens e adultos : refletindo e superando o racismo, bullying e homofobiaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2013-08-05T13:28:12Z-
dc.date.available2013-08-05T13:28:12Z-
dc.date.issued2013-08-05T13:28:12Z-
dc.date.submitted2010-07-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/5777-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.-
dc.contributor.advisorcoBraga, Marco Aurélio-
dc.themeEducação de Jovens e Adultos (EJA) : Distrito Federal : Superação-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2010.07.TCC.5777pt_BR
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.