Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5776
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_CeciliaPolianaRamosValadao.pdf88,73 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSousa, Carlos Alberto Lopes de-
dc.contributor.authorValadão, Cecília Poliana Ramos-
dc.identifier.citationVALADÃO, Cecília Poliana Ramos. Ensino de história na EJA: contexto e integração pelo audiovisual. 2010. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010.en
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010.en
dc.description.abstractO encolhimento das horas-aula, a redução dos conteúdos faz com que haja a necessidade de dinamização e contextualização dos conteúdos ministrados. Partindo dessa realidade foi proposta à Escola Municipal Ronaldo Roberto Rocha, a inclusão midiática pelo audiovisual através da contextualização da Evolução das Sociedades, por intermédio da elaboração de um vídeo no próprio ambiente em que a escola está inserida, ou seja, no contexto rural. Vídeo este que vai desde a comunidade primitiva, passando pelo escravismo, feudalismo até a sociedade em que vivemos a capitalista, com a finalidade de abarcar as memórias: histórica e coletiva. O projeto foi aplicado em sentido prático, resultando na melhoria desse conhecimento e também da melhoria qualitativa na percepção dos educandos sobre o valor da cultura rural, não devendo esta ser interpretada como inferior a cultura urbana. Na conclusão, foi destacada a percepção da autora do projeto, do ambiente pedagógico que era aplicado nesta escola, de suas necessidades e carências, e de como poderia o uso de metodologias midiáticas tornaria mais conscientes os partícipes envolvidos, seja em termos de resgate social, seja em termos de valorização de sua própria cultura.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)en
dc.subject.keywordHistória - estudo e ensinoen
dc.subject.keywordRecursos audiovisuaisen
dc.titleEnsino de história na EJA : contexto e integração pelo audiovisualen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2013-08-05T12:47:21Z-
dc.date.available2013-08-05T12:47:21Z-
dc.date.issued2013-08-05T12:47:21Z-
dc.date.submitted2010-07-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/5776-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.-
dc.contributor.advisorcoRibeiro, Elvira Rodrigues-
dc.themeEducação de Jovens e Adultos (EJA) : Distrito Federal : História-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2010.07.TCC.5776pt_BR
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.