Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5761
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AnaLuisaPereiraLourenco.pdf192,09 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Imagem e legitimação nas cerimônias régias da Baixa Idade Média portuguesa
Autor(es): Lourenço, Ana Luísa Pereira
Orientador(es): Coelho, Maria Filomena Pinto da Costa
Assunto: Portugal - história
Idade Média - história
Monarquia - ritos e cerimônias
Legitimidade governamental
Data de apresentação: 25-Jul-2013
Data de publicação: 1-Ago-2013
Referência: LOURENÇO, Ana Luísa Pereira. Imagem e legitimação nas cerimônias régias da Baixa Idade Média portuguesa. 2013. 37 f. Monografia (Bacharelado e Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Esta monografia tem por objetivo fazer uma análise sobre a forma como se entendia e se expressava a imagem e legitimação do monarca no que se refere às cerimônias e rituais régios na Baixa Idade Média Portuguesa. A base documental da pesquisa é composta pelas crônicas de alguns monarcas portugueses: a crônica de D. Pedro I, escrita pelo padre José Pereira Baião; a de D. Fernando I, de autoria de Fernão Lopes; a de D. Duarte, escrita por Rui de Pina; inserimos ainda a crônica de D. Pedro de Meneses, feito capitão de Ceuta durante o reinado de D. Duarte, escrita por Gomes Eanes Zurara e, finalmente, a crônica do rei D. Afonso V, escrita por Rui de Pina. Com base nas fontes citadas, buscou-se compreender por meio dessas narrativas, o sentido da imagem do monarca e as estratégias legitimadoras das cerimônias régias, mais precisamente das cerimônias de corte, das entradas, dos casamentos e funerais reais.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2013.
Aparece na Coleção:História



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons