Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5758
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_FabricioRodriguesRamos.pdf615,02 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Anatomia de um centauro : o nascimento da tragédia à luz da Segunda Consideração Extemporânea
Autor(es): Ramos, Fabrício Rodrigues
Orientador(es): Assis, Arthur Oliveira Alfaix
Assunto: Nietzsche, Friedrich Wilhelm, 1844-1900
Historiografia
Teoria da História
Data de apresentação: 23-Jul-2013
Data de publicação: 1-Ago-2013
Referência: RAMOS, Fabrício Rodrigues. Anatomia de um centauro: o nascimento da tragédia à luz da Segunda Consideração Extemporânea. 2013. 41 f. Monografia (Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Em 1872, Friedrich Nietzsche (1844-1900) publicou o seu primeiro livro, A Origem da Tragédia, o qual apresenta, em síntese, uma sofisticada reflexão histórico-filosófica sobre o surgimento e o desaparecimento da arte trágica grega. Dois anos depois, Nietzsche escreveu a Segunda Consideração Extemporânea, texto no qual expõe a sua interpretação para o problema da função da história no mundo moderno. Que tipo de relação, apesar da evidente diferença temática, existe entre os dois textos do jovem Nietzsche? O presente trabalho constitui uma tentativa de responder essa pergunta. Para tanto, executarei o cotejamento das obras citadas e a análise de aspectos da biografia do autor que possam esclarecer o problema. O entendimento a ser desenvolvido é o de que o conceito de “história monumental”, apresentado no texto de 1874, funciona como uma elucidação teórica posterior do complexo argumento histórico do livro de 1872.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2013.
Aparece na Coleção:História



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons