Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/5754
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_AmarildeRabelo_MarcoAntonioOliveira.pdf6 MBAdobe PDFver/abrir
Título: EJA promoção sim, evasão não : na perspectiva do projeto de correção do atraso escolar idade/série no Ceduc 02 do Cruzeiro
Autor(es): Rabelo, Amarilde Ferreira Tolentino
Oliveira, Marco Antônio Domingues de
Orientador(es): Rego, Elizabeth Danziato
Coorientador(es): Lima, Airan Almeida de
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : Distrito Federal : Evasão
Assunto: Aprendizagem
Evasão escolar
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Data de apresentação: Jul-2010
Data de publicação: 31-Jul-2013
Referência: RABELO, Amarilde Ferreira Tolentino; OLIVEIRA, Marco Antônio Domingues de. EJA promoção sim, evasão não: na perspectiva do projeto de correção do atraso escolar idade/série no Ceduc 02 do Cruzeiro. 2010. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010.
Resumo: O Projeto EJA: PROMOÇÃO SIM, EVASÃO NÃO, é um projeto de intervenção local, aplicado nas turmas do Projeto de Correção de Fluxo escolar Idade/Série (ex: Projeto Vereda), que tem como objetivo principal a redução da evasão escolar. Considerando o que já foi visto sobre os índices crescentes de distorção idade/série no Brasil e no Distrito Federal, consideramos o Projeto: EJA: Promoção sim, evasão não, de suma importância neste contexto, pois o mesmo se constituirá numa possibilidade de atenuar o problema da evasão escolar, que ocorre dentro de um projeto da SEEDF. Problema este, que além de acarretar prejuízos econômicos para o Estado e para as famílias, provoca no aprendiz uma concepção de incapacidade, diminuindo sua auto-estima e as possibilidades de avanço nos estudos. Sendo assim, o projeto que propomos, além de outras estratégias, busca através da elaboração de mini-projetos dinamizar as aulas do Projeto de Correção de Fluxo, dando ao aluno a oportunidade de desenvolver atividades do seu interesse, onde através do seu protagonismo, o mesmo se verá como parte integrante da escola e perceberá sua importância no contexto escolar. Esperamos com este trabalho favorecer o aprendizado do aluno em várias áreas do conhecimento, ao mesmo tempo em que seu envolvimento promoverá a sua permanência na escola evitando assim, a evasão.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010.
Licença: Item depositado a partir de autorização concedida pelo autor à Faculdade de Educação.
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.