Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5753
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_AloisioMendes_CarlomanPorto_FatimaSantos_MonicaReis_RaquelModes.pdf1,28 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRêses, Erlando da Silva-
dc.contributor.authorMendes, Aloísio Gomes-
dc.contributor.authorPorto, Carloman da Silva-
dc.contributor.authorSantos, Fátima Porto Jorge Medeiros-
dc.contributor.authorReis, Mônica dos-
dc.contributor.authorModes, Raquel Antunes-
dc.identifier.citationMENDES, Aloísio Gomes et al. Evasão escolar na EJA. 2010. 31 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010.en
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010.en
dc.description.abstractO objetivo deste projeto é resgatar um direito de cidadania do povo brasileiro, especificamente, os alunos da EJA, dentro de sua área de abrangência que é o Centro de Ensino Fundamental 213 de Santa Maria – DF. O projeto visa atender, ainda, aos profissionais da Rede Pública, como professores regentes, auxiliares de administração e também os professores que atuam na direção, buscando oferecer uma proposta pedagógica que venha minimizar ou reduzir a evasão nesta escola. Do diagnóstico inicial destacamos como atores envolvidos no problema: os alunos, os professores e a direção do CEF 213 que trabalha com EJA. Verifica-se que o ensino com metodologias inadequadas, professores mal-preparados, problemas sociais e descaso por parte do governo em não cumprir as leis e diretrizes existentes, também corroboram com a evasão escolar. Ao final, pretendemos identificar as possíveis causas da “evasão” levantadas pelas fontes, refutar, ou não, as hipóteses levantadas, e, por fim, discutir sobre o assunto, na busca de estratégias que levam ao entendimento acerca da vida desses sujeitos, pois apenas o oferecimento da oportunidade educacional pode não ser suficiente para a estadia e sucesso escolar desses alunos.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)en
dc.subject.keywordEvasão escolaren
dc.subject.keywordMotivação na educaçãoen
dc.titleEvasão escolar na EJAen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2013-07-31T14:16:28Z-
dc.date.available2013-07-31T14:16:28Z-
dc.date.issued2013-07-31T14:16:28Z-
dc.date.submitted2010-07-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/5753-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.-
dc.contributor.advisorcoSantos, Alzira Aparecida Diogo Alvarez dos-
dc.themeEducação de Jovens e Adultos (EJA) : Distrito Federal : Evasão-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2010.07.TCC.5753pt_BR
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.