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Título: A experiência de viver a intensidade do outro com autismo na prática pedagógica
Outros títulos: The experience of living with the intensity of the other autismo in pedagogical practice
Autor(es): França, Paulo Henrique de Oliveira
Orientador(es): Rodrigues, Fátima Lucília Vidal
Assunto: Autismo em crianças
Crianças - linguagem
Educação de crianças
Data de apresentação: 16-Fev-2013
Data de publicação: 23-Jul-2013
Referência: FRANÇA, Paulo Henrique de Oliveira. A experiência de viver a intensidade do outro com autismo na prática pedagógica. 2013. 82 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho é um Estudo de Caso e para o mesmo procurei trabalhar com autores como Jerusalinsky (1984), Foucault (1981), Leboyer (1985), Willians, Wright(2008) entre outros. Esta monografia tem como objetivo geral problematizar a experiência de acompanhamento pedagógico de um sujeito com autismo. E na função de discente do curso de Pedagogia da Universidade de Brasília (UnB) busco sempre os melhores resultados no que se refere ao espectro do autismo, pois a interação entre pais e professores (âmbito social) é de suma importância para seu progresso. Tem como objetivos específicos investigar teoricamente o que é o autismo; descrever singularidades do acompanhamento pedagógico com os sujeitos com autismo. Assim, procuro intervenções na aprendizagem utilizando como suporte as obras de diversos autores já citados e também experiências de sucesso relatados por quem esteve trabalhando com crianças autistas. Como se configura a experiência docente de acompanhamento de uma criança com autismo e quais as singularidades pedagógicas? Utilizei entrevistas com professores que acompanharam o menino João, ao logo do seu processo de alfabetização, analisei também seus trabalhos de escrita, desenhos, seu processo de fala, seu problema com a ecolalia, sua convivência em família, mãe, pai, avós e irmão. Todas as pessoas próximas a ele e que muito contribuíram para seu progresso escolar ao longo do tempo. Espero assim, com esta monografia a auxiliar futuros pais e professores, na tarefa de criar e educar uma criança que se encontra dentro do espectro autista. Espero que futuramente, o menino João* venha a se tornar um homem na verdadeira acepção da palavra, um homem honrado, educado e livre. Enfim, livre um dia da impossibilidade de ser reconhecido em sua singularidade e da dependência do outro. ________________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper is a case study and even tried to work with authors like Jerusalinsky(1984), Foucault(1981), Leboyer(1985), Williams, Wright(2008) and others. This monograph aims to discuss the experience of pedagogical monitoring of a subject with autism. And in the role of students of the Faculty of Education at the University of Brasilia (UNB) always seek the best results with regard to the autism spectrum, because the interaction between parents and teachers (social context) is very important for your progress. Its specific objective is to investigate theoretically what autism; describe singularities of pedagogic supervision with individuals with autism. So try using interventions in learning how to support the works of several authors already mentioned and also successful experiences reported by those who have been working with autistic children. How to setup the teaching experience to accompany a child with autism and what pedagogical singularities? I used interviews with teachers who accompanied the boy John, the logo of your literacy process, I also analyzed their writing assignments, drawings, process your speech, your problem with echolalia, living in his family, mother, father, grandparents and brother . All the people close to him and which greatly contributed to his school progress over time. I hope so, with this Monograph come to help future parents and teachers struggling in the difficult task of raising and educating a child is within the autism spectrum, this absurdly competitive world, where what prevails in many cases is money and its multiple forms of power. I hope that in future, the boy John* will become a man in the true sense of the word, a man of honor, educated and free. Finally, a free day of inability to be recognized in its unique ness and dependence on others.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
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