Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5715
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_MariaJoseFreitasdaSilva.pdf575,92 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A valorização da cultural regional no ensino da arte na Escola Tancredo Neves nas obras de Tiago Tosh
Autor(es): Silva, Maria José Freitas da
Orientador(es): Caetano, Alexandra Cristina Moreira
Assunto: Arte de rua
Grafite (Arte)
Data de apresentação: 18-Jul-2012
Data de publicação: 19-Jul-2013
Referência: SILVA, Maria José Freitas da. A valorização da cultural regional no ensino da arte na Escola Tancredo Neves nas obras de Tiago Tosh. 2012. 33 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Cruzeiro do Sul-AC, 2012.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo conscientizar os alunos para a valorização da cultura regional no ensino da arte na Escola Tancredo Neves, por meio da técnica do grafite nas obras do artista Tiago Tosh. A proposta desenvolvida visa oferecer alternativas para uma aula de arte diferente, divertida e agradável para os estudantes do 9º ano. Propõe despertar o interesse dos alunos para a valorização de sua cultura e entusiasmá-los a respeito da prática e da apreciação do grafite em nossa região. Mostra ainda a necessidade de compreender esta linguagem de comunicação visual utilizada na transformação de espaços urbanos ociosos. As obras estudadas apresentam elementos típicos da cultura regional e por meio delas pode-se contribuir para a divulgação e preservação dos valores. Também propõem enfatizar a leitura das imagens considerando as mensagens das temáticas recorrentes. Foi usada a entrevista como instrumento de pesquisa para fazer o levantamento do conhecimento dos alunos sobre a arte do grafite, que foi discutido em sala e assimilado alguns conceitos. Essa atividade proporcionou aos alunos uma visão diferenciada sobre o ensino das artes e sobre sua própria cultura.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, 2012. Curso de Licenciatura em Artes Visuais a Distância.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons