Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5705
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_SâmykFariasdaCosta.pdf1,22 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Leitura de imagem para a arte contemporânea : uma proposta de ensino para o fundamental II da Escola Instituto Santa Juliana de Sena Madureira-Acre
Autor(es): Costa, Sâmyk Farias da
Orientador(es): Vulcão, Maria Goretti Vieira
Coorientador(es): Lucena, Tiago Franklin Rodrigues
Assunto: Arte - estudo e ensino
Arte - apreciação
Imagens - interpretação
Arte moderna Séc. XX
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 17-Jul-2013
Referência: COSTA, Sâmyk Farias da. Leitura de imagem para a arte contemporânea: uma proposta de ensino para o fundamental II da Escola Instituto Santa Juliana de Sena Madureira-Acre. 2012. 42 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Sena Madureira-AC, 2012.
Resumo: Ler, ainda é a melhor forma de aquisição de conhecimento e essa prática é essencial na sala de aula e na vida cotidiana dos estudantes. O presente trabalho compreende essa importância e procura ir além das práticas de leitura verbal propondo o exercício da leitura visual através da Arte, sobretudo, uma leitura imagética que procura resgatar a capacidade de ver e observar, compreender e articular-se através das diversas formas, concepções, fatos que se encarnam como imagens. Para tanto, o trabalho pontuou essa necessidade através de roteiros de entrevistas realizados com alguns professores, que por sua vez, apresentaram suas ideias a respeito da leitura de imagem, suas concepções quanto à importância dessa temática na sala de aula. E, mediante a coleta dessas informações, propus um plano de curso que contempla a Leitura de Imagem voltada para a Arte Contemporânea. Assim, os professores poderão nortear suas práticas centradas na leitura de imagem. Acredito ser indispensável que a escola tenha em seu currículo a proposta de ensino da cultura visual. O aluno necessita ter acesso às produções visuais de seu tempo, conhecer os olhares de cada artista em relação ao mundo, para assim, poder reformular suas próprias concepções a respeito da sua cultura e de sua identidade. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT
Reading is still the best way of acquiring knowledge and these practices are essential in the classroom and in everyday life of students. This study comprises the importance of the act of reading and seeks to go beyond the practices of reading and verbal proposes the exercise of reading through visual art, especially a reading imagery that seeks to recover the ability to see and observe, understand and articulate through various forms, concepts, facts that embody such images. Therefore, the work pointed this need through roadmaps interviews conducted with some teachers, who in turn presented their ideas about reading picture, his views on the importance of this theme in the classroom. And through that collection, I proposed a course plan that includes the Reading Picture facing contemporary art for teachers to guide their practices focused on image reading. We believe it is essential that the school has on his resume the proposed teaching of visual culture. The student needs to have access to visual productions of its time, meet the eyes of each artist over the world, so to be able to reformulate their own ideas about their culture and their identity.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2012. Curso de Licenciatura em Artes Visuais a Distância.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons