Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5699
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_PamelaValériaAlvesRibeiro.pdf2,54 MBAdobe PDFver/abrir
Título: "Neg(a)ção" : a construção de figuras a partir do bufão
Autor(es): Ribeiro, Pamela Valéria Alves
Orientador(es): Carneiro, Felícia Johansson
Coorientador(es): Almeida, Alisson Araujo de
Assunto: Marginalidade social
Racismo
Preconceitos e antipatias
Bobo da corte
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 17-Jul-2013
Referência: RIBEIRO, Pamela Valéria Alves. "Neg(a)ção": a construção de figuras a partir do bufão. 2013. 57 f., il. Monografia (Bacharelado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Pretende-se com essa conversa analisar a figura do bufão da Antiguidade Clássica, transportada para o século XXI e a partir daí começar uma análise de comparação com as figuras menos favorecidas na sociedade contemporânea, como por exemplo, os moradores de rua e os negros. Pois a meu ver, o bufão, o morador de rua e o negro, sofrem do mesmo tipo de rejeição: o visual. Ou seja, a visualidade é uma expressão do preconceito. Minha intenção não é defender bandeira de causa alguma, apenas levantar questões, para começarmos a refletir e discutir o assunto de forma saudável. Este trabalho é, portanto, uma opinião, um pensamento que criou para mim uma nova percepção da nossa sociedade.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2013.
Aparece na Coleção:Artes Cênicas - Interpretação Teatral



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons