Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5694
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_RonieteAraujodosSantos.pdf748,68 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Origami : a arte de dobrar papel como recurso didático na Escola Fundamental Maria Lima de Souza na turma de 9º ano
Autor(es): Santos, Roniete Araújo dos
Orientador(es): Silveira, Marília Panitz
Coorientador(es): Souza, Débora Andréa de
Assunto: Origami
Trabalhos em papel
Prática de ensino - arte
Data de apresentação: 11-Dez-2012
Data de publicação: 17-Jul-2013
Referência: SANTOS, Roniete Araújo dos. Origami: a arte de dobrar papel como recurso didático na Escola Fundamental Maria Lima de Souza na turma de 9º ano. 2012. 38 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Cruzeiro do Sul-AC, 2012.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo, utilizar a arte do origami como recurso didático em sala de aula ilustrando um pouco da realidade escolar através de um simples papel. Para que estes objetivos fossem alcançados foi produzido um álbum seriado para servir de base para a execução da oficina, no qual constam textos e figuras para melhor entendimento e fazer fluir a criatividade dos alunos. Também são abordados aspectos da história da arte do origami e sua técnica, que através de um texto lido, usado como base de inspiração para os alunos montarem suas próprias dobraduras. Esta pratica pedagógica também é capaz de colaborar no processo de ensino- aprendizagem interdisciplinar e proporciona condições para atividades cotidianas, pois através de tarefas divertidas os mesmos aprendem brincando. Podemos ver também como esta técnica ajuda no tratamento da coordenação motora e no desenvolvimento físico e criativo da pessoa. As experiências vivenciadas contribuíram para motivar os alunos para aquisição de conhecimentos inovadores, criativos e divertidos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, 2012. Curso de Licenciatura em Artes Visuais a Distância.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons