Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5689
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_DulceidaFerreiraSampaio.pdf413,4 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Festa junina como manifestação da cultura popular inserida no ensino de artes nas escolas de Ensino Fundamental II do município de Tarauacá
Autor(es): Sampaio, Dulceida Ferreira
Orientador(es): Cardoso, Elisandra Gewehr
Coorientador(es): Alcântara, Patrícia Colmenero Moreira de
Assunto: Festas populares
Arte na educação
Data de apresentação: 18-Jul-2012
Data de publicação: 17-Jul-2013
Referência: SAMPAIO, Dulceida Ferreira. Festa junina como manifestação da cultura popular inserida no ensino de artes nas escolas de Ensino Fundamental II do município de Tarauacá. 2012. 24 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Tarauacá-AC, 2012.
Resumo: Este trabalho de conclusão se propõe investigar como vem sendo trabalhada a festa junina nas aulas de artes no município de Tarauacá. O objetivo do trabalho foi investigar e analisar porque os professores das escolas do município de Tarauacá não utilizam este evento tão rico culturalmente nas aulas de arte, visto que tal evento serve apenas para fins lucrativos e não como elemento visual e cultural. Afinal, é uma maneira interessante de motivar os estudantes, dando-lhes oportunidade de descobrir e construir o conhecimento. O universo a ser pesquisado foi por meio de uma entrevista com três professores que atuam na disciplina de Artes Visuais das Escolas de Ensino Fundamental II do município de Tarauacá, como também baseada em autores que discutem a arte e a cultura na educação, visto que a festa junina aborda as manifestações culturais locais. Os resultados demonstraram que os professores não valorizam o tema em destaque por apresentarem deficiência de construir e realizar um projeto e existem conceitos solidificados e ultrapassados no que se refere à arte educação.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, 2012. Curso de Licenciatura em Artes Visuais a Distância.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons